Mais de mil professores compareceram hoje (dia 14) ao Centro de Convenções da União Espírita de Vitória da Conquista para a abertura oficial da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O evento, este ano, traz o tema “Ensinar exige competência profissional, comprometimento e generosidade”, baseado na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

O prefeito Guilherme Menezes foi representado na cerimônia pelo secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, que enumerou as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura na educação pública municipal. A exemplo dos investimentos em reformas, ampliações e construções de novas escolas. Mais de R$ 10 milhões já foram investidos, e tais melhorias já chegaram a cerca de 120 escolas. Para 2011, novas unidades de ensino passarão pelo mesmo trabalho de recuperação.

O secretário mencionou também a aquisição de novos veículos para o transporte de alunos e professores, além da compra de máquinas fotocopiadoras para substituir os antigos mimeógrafos nas escolas. “Nosso prefeito tem feito um esforço gigantesco para melhorar ainda mais a qualidade do ensino no nosso município”, observou Coriolano.

A abertura incluiu ainda um momento de discussão coordenado pela professora Tereza Lúcia Bittencourt Ferraz, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Católica de Petrópolis.

 

MUDANÇA DE LOCAL – À tarde, os professores foram para o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic), onde ocorreu o restante da programação. O público teve acesso a uma conferência sobre o tema “Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”. Como ministrante, a socióloga Rosa Lúcia de Lima Borges, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).Além da palestra, a programação inclui grupos de trabalho específicos para cada modalidade. Reúnem-se em salas separadas os professores dos ciclos I, II, III e IV; dos segmentos I e II da Educação do Campo; da Educação Infantil e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Por meio desses GT’s, os professores, juntamente com os coordenadores escolares, os do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e ainda os convidados especiais, elaboram propostas de trabalho para o ano letivo de 2011.

 A programação de palestras e grupos de trabalho segue normalmente no Caic, até a próxima quarta-feira (dia 16). Conquista News

Compartilhe