Trabalho tem crescido através de ministérios espalhados pelo País

 Evangelismo com Humor: ´Transmitindo a Graça com graça`

Nesta segunda-feira (7) o CPADNEWS iniciou uma reportagem sobre a maneira diferente e “engraçada”  de levar o Evangelho. Conheça hoje alguns grupos que assumiram a seriedade do humor  e atenderam ao chamado de usá-lo na evangelização.

CLÍNICA DA ALEGRIA

O que começou como trabalho de faculdade em 2001 seis anos depois virou uma ONG reconhecida e respeitada, especialmente nos hospitais de Niterói (RJ). Fernanda Magalhães (no centro da foto), evangélica, filha de missionária e formada em Artes Cênicas, aliou seus aprendizados em prol do Reino de Deus ao criar a Clínica da Alegria na Faculdade de Enfermagem. Ela se formou, o período acadêmico acabou, mas o projeto só estava começando. “Estive com o grupo em algumas de suas visitas. Como descrever o que aconteceu… Imagina a ala mais sombria de um hospital, os olhares caídos, o silêncio, o diagnóstico, o vazio… De repente, um grupo de pessoas coloridas, carinhosas e brincalhonas enche o ambiente. As pessoas, só de olharem para elas, já mudavam seus semblantes. De um jeito único eles falavam de salvação, cura e esperança”. Quando eles saíam, o local já não parecia mais o mesmo. “Deus é criativo e essa foi a forma que Ele nos inspirou a levar o Seu amor”, completa Fernanda.

A ONG também leva brinquedos, doações, material hospitalar de higiene pessoal etc.

Fernanda, professora da Escola de Evangelismo Criativo, também coordena apresentações da Clínica em asilos, orfanatos e comunidades. Nesses eventos, o grupo disponibiliza especialista para realizar a higienização oral, aplicação de flúor, verificação de pressão, de glicose e encerram o trabalho com peças evangelísticas. Para quem quiser ser voluntário, colaborador ou participar de workshops e oficinas, pode entrar em contato através do e-mail clinicadaalegria@gmail.com ou dos telefones (21) 2717-5367 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2717-5367      end_of_the_skype_highlighting ou (21) 9522-1507 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 9522-1507      end_of_the_skype_highlighting.

TERRA DOS PALHAÇOS

Um dos frutos da missão Jovens da Verdade, que desde a sua fundação, em 1968, trabalha com humor, é o “Terra dos Palhaços”, criado em 2003. Há sete anos, esse grupo tem viajado pelo Brasil e levado com graça a Graça de Jesus por meio de bonecas e contadores de histórias.

Segundo Marcos Botelho, líder nacional do Ministério e pós-graduado em Teologia Urbana, mais de 20 mil jovens são alcançados para Cristo por ano. Centenas de Igrejas já “compraram” a ideia e reproduzem o trabalho em suas comunidade. Algumas os conheceram através do site ou pelos seus Encontros Nacionais (foto), outras ainda por cursos, palestras ou peças no Youtube, onde existem aproximadamente 213 vídeos exibidos centenas de vezes.

Quando questionado sobre uma experiência marcante, Marcos dispara: “Uma apresentação que fizemos na Febem (Reformatório para menores infratores, a atual Fundação Casa). No início, quando entramos, recebemos o aviso de um dos carcereiros: ‘Eu não me responsabilizo se vocês entrarem por aqui. Como se dissesse ‘Daqui em diante vocês estão por conta própria’. Era Dia dos Pais e apresentamos uma peça sobre o Pai verdadeiro, baseado na passagem que fala sobre o filho pródigo. No final, vimos aqueles jovens impactados pela mensagem do Evangelho”.

Marcos deixa um recado para os líderes desta geração: “O que é sagrado é o conteúdo, a forma tem que ser adaptada para alcançar as pessoas. Eu incentivo o trabalho da Graça com graça, pois tenho experimentado o muito que a misericórdia de Deus tem feito através dos contadores de história”.

TRUPE DA GRAÇA

A Trupe da Graça começou em 2006 após alguns jovens participarem de uma oficina sobre a figura do comunicador universal que é o palhaço. Depois da experiência, Rogério Rodrigues se apaixonou e começou a estudar essa arte, aperfeiçoar as técnicas aprendidas e hoje, como professor e ator-palhaço, ele lidera a Trupe. “Deus foi mostrando que o humor é um grande mecanismo para aprendermos rindo o que às vezes não aprendemos nem chorando”, diz. Ele exemplifica: “Numa peça que fazemos onde um palhaço é ‘bebum’, embora achem engraçado, as pessoas entendem a mensagem séria de que aquela não é a vida que Deus tem para eles. O palhaço funciona assim, como um espelho, e o alcoólatra se vê no palco, vê as pessoas rindo dele, vê o sofrimento e vergonha de sua família, mas também enxerga um final feliz com Jesus. A gente tem escutado relatos como estes e visto a libertação na vida das pessoas”.

Rogério também é fundador do trabalho interdenominacional Clínica do Riso que vai a asilos, casas de recuperação e onde mais for necessário levar as Boas Novas. Ele convida a todos os interessados em mergulhar nesta arte, a participarem das oficinas e palestras que a Clínica do Riso oferece. Inscrições/ contato através do e-mail geroibb@hotmail.com ou do telefone (21) 8586-0913 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 8586-0913      end_of_the_skype_highlighting.

Por Paula Renata Santos

Compartilhe