O número de mortos pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro subiu para 848, segundo balanço mais recente divulgado pela Polícia Civil. Ao todo, seis municípios registraram mortes desde o dia 11 de janeiro.
Nova Friburgo continua sendo a cidade com o maior número de mortes registradas: 412. Logo a seguir aparecem Teresópolis (343), Petrópolis (67), Sumidouro (21), São José do Vale do Rio Preto (4) e Bom Jardim (uma).
Por conta da tragédia, várias áreas de risco foram interditadas pela Defesa Civil. No entanto, alguns pontos, em Nova Friburgo, voltaram a ser ocupados por moradores. Um exemplo é o bairro Alto Floresta.
Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou, a construção de 6.000 casas para os desabrigados da região serrana do Rio de Janeiro. O anúncio aconteceu no Palácio da Guanabara e teve a participação do governador do Rio, Sérgio Cabral, que também anunciou, junto com construtoras, que vai entregar 2.000 casas às vítimas dos deslizamentos que atingiram a região.

Por conta da destruição provocada pelos temporais, as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo anunciaram o cancelamento das comemorações no Carnaval deste ano. Além das mortes, as principais escolas de samba do município perderam fantasias e parte das alegorias.

E-band/Fábio Mendes

Compartilhe