Do G1, em São Paulo

Berço de onde criança teria caído em hospital de Feira de Santana
Berço de onde criança teria caído em hospital de
Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Um bebê de 1 ano morreu em Feira de Santana (BA), na quarta-feira (26), exatos 18 dias depois de cair do berço de um hospital e sofrer um traumatismo craniano. A criança chegou a ser diagnosticada com o problema, mas recebeu alta médica.

A mãe de criação de Adriano, Edileusa do Amor Divino Machado, de 31 anos, contou ao G1 que levou o menino ao Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins no dia 7 de janeiro após notar algumas manchas no corpo dele. O menino foi internado e, no dia 8, Edileusa pediu para a cunhada e mãe biológica dele passar a noite no hospital para que ela fosse tomar banho e pegar roupas em casa.

“A mãe disse que foi no banheiro, e o menino ficou sozinho e caiu do berço. Ela não avisou o hospital, achou que não tinha problema. Quando eu voltei, achei que ele estava dormindo demais e aí ela me contou”, disse Edileusa, que chamou um médico para examinar a criança.

A coordenadora de Enfermagem do hospital, Naide Geraldine, explicou que, no dia 9, os médicos perceberam que a criança não estava bem e pediram uma transferência para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde deveria ser realizado um exame de tomografia de crânio. O hospital municipal de Feira de Santana não tem o equipamento.

Adriano, de 1 anoAdriano, de 1 ano (Foto: Reprodução/TV Bahia)

“Os berços aqui têm uma grade móvel, que geralmente é abaixada pelas mães. Sempre orientamos os familiares a não deixar as crianças sozinhas sem a grade. Não sabemos qual o motivo da mãe não ter comunicado a queda. Não podemos dizer que foi uma omissão, porque mãe nenhuma omitiria sabendo as consequências, mas entendemos que a mãe, por falta de conhecimento sobre os problemas que a queda pode causar, achou que não teria nenhum problema”, disse a coordenadora.

O menino permaneceu internado no hospital em Salvador até o dia 17 de janeiro, quando recebeu alta e voltou para Feira de Santana. A Secretaria da Saúde da Bahia informou que foi diagnosticado um traumatismo craniano difuso, mas a criança estava bem e recebeu alta após oito dias de internação.

“O médico disse que Adriano não carecia de cirurgia e passou um remédio. Falou que o menino estava bem, então viemos para casa. No dia em que chegamos, ele comeu e brincou. Nos dias seguintes também. Até que um dia, ele amanheceu tendo uma crise, estava tremendo todo e teve uma convulsão. Não esperei nem a ambulância, peguei um táxi e saí correndo com ele de novo para o hospital.”

Adriano foi levado para o Hospital Estadual da Criança (HEC) de Feira de Santana. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, o menino foi internado no dia 21 e morreu no dia 26. Quando chegou, ele estava em convulsão e foi detectado o quadro de traumatismo craniano. A criança precisou ser colocada em aparelhos para respirar e, na tarde de quarta-feira, teve uma parada cardíaca e morreu.

Mãe de criação
Edileusa, que é mãe de outros quatro filhos, começou a criar Adriano quando ele tinha 11 dias. A mãe biológica, segundo ela, não tinha condições financeiras para criá-lo. “Eu acho que nenhum médico errou. Eles fizeram o que podiam. Nos três hospitais em que eu bati, eu fui bem atendida. Ela tinha de ter avisado antes, porque como uma criança cai da sua mão dentro do hospital e você não avisa o médico?”

As mães de criação e biológica foram chamadas para comparecer à delegacia nesta sexta-feira (28). O corpo de Adriano foi enterrado nesta quinta-feira (27), depois de passar por exames para que a causa da morte seja detectada. O laudo deve sair em 30 dias.

“A mãe dele ainda não me falou nada, mas sei que pela vontade dela isso não aconteceria. Se eu pudesse tirar minha vida e dar a ele, eu fazia isso. Se Adriano abrisse os olhos e eu caísse dura, eu ficava alegre por ter dado a vida a ele. Era muito apegada ao meu caçula”, disse.

Sindicância
Em nota, a Secretaria da Saúde de Feira de Santana informou que instaurou uma sindicância para apurar as causas e circunstâncias da queda do bebê no Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins. A apuração será concluída na próxima semana.

Ainda na nota, a Secretaria informa que, segundo o diretor da unidade de saúde, Jarbas Galvão, foi apurado que no momento da queda o bebê estava sob os cuidados da mãe.

Já a Secretaria da Saúde da Bahia informou que, por enquanto, não haverá investigação da conduta dos médicos do Hospital do Subúrbio, pois a criança estava bem quando recebeu a alta médica.

Compartilhe