Por Gracielly Bittencourt

“A clínica geral dos automóveis e máquinas da Prefeitura de Vitória da Conquista”, assim o coordenador da Central de Equipamentos/ Deserg, João Alberto Rodrigues, resumiu as atividades desempenhadas no setor responsável pela manutenção, conserto e coordenação de toda a frota da administração municipal.

É no Deserg que os veículos utilizados diariamente para atender as demandas das secretarias passam por manutenção prévia antes de começar o trabalho e é para lá que eles são encaminhados após o final do expediente.

O setor é também o “pronto-socorro” dos veículos que apresentam qualquer tipo de problema mecânico. Além de fazer a manutenção preventiva, que aumenta a vida útil dos veículos e evita transtornos, o Deserg está preparado para fazer reparos mecânicos, serviços de borracharia, chaparia e pintura, não apenas nos automóveis, mas também em todo o maquinário pesado. Assim a frota funciona sem necessidade de terceirizar serviços, o que proporciona uma significativa economia dos recursos públicos e reduz o tempo em que o veículo fica aguardando conserto. O Deserg conta ainda com posto de lavagem e posto de combustíveis, implantado na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes.

“O trabalho do Deserg é fundamental para que os setores da Prefeitura possam realizar normalmente suas atividades. Por exemplo, se o carro que faz transporte escolar não estiver em boas condições, alunos e professores não chegam às escolas, se os equipamentos não funcionarem não é possível fazer estradas, se os carros da saúde ficam muito tempo no conserto, os pacientes não poderão ser transportados para realizar tratamentos de saúde”, afirmou o gerente administrativo do Deserg, Josevaldo Santana.

Para controlar melhor a frota, foi implantado, em janeiro do ano passado, um software personalizado, que gera relatórios com todas as informações referentes aos veículos. Desde informações sobre trocas de óleo, pneus, manutenção, até o controle de horários de entrada e saída dos veículos, a quantidade de quilômetros rodados e de combustível consumido em cada veículo. Depois da instalação do software foi verificada uma economia de combustíveis de um milhão e setenta e sete mil reais.

A questão ambiental também é uma preocupação do setor. Tanto que todo o óleo utilizado, antes despejado no meio ambiente, agora é armazenado num tanque apropriado e encaminhado para uma empresa especializada, que faz a destinação correta deste material.

O Deserg ainda realiza vistorias periódicas nos veículos que prestam serviços para a Prefeitura, entre eles, os veículos que fazem o transporte de alunos e professores. As vistorias de táxis também acontecem no Deserg, mais uma forma de garantir a segurança no transporte e a comodidade para os passageiros.

Fotos: Emanuel Nem Moraes/SECOM PMVC 
Compartilhe