Teve início nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, mais um curso de artesanato realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Desta vez, a atividade está sendo realizada numa parceria entre a Agência Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Renda/ADTR e a Associação Conquistense de Integração dos Deficientes/Acide e tem como objetivo proporcionar aos usuários e parentes uma oportunidade de qualificação e de geração de renda.

O curso, que está sendo organizado pela Coordenação de Economia Solidária, tem duração de 30 horas e está sendo desenvolvido na sede da ACIDE, no turno vespertino, atendendo a uma turma de 20 alunos.

“As ações vinculadas aos princípios da Economia Solidária, como a cooperação, autogestão e solidariedade, vêm se mostrando muito positivas na medida em que, além de qualificar o empreendedor, colaboram para sua integração com outras pessoas e com o ambiente em que estão envolvidas. O trabalho cooperado e associado valoriza o indivíduo e o grupo do qual faz parte. Neste tipo de ação a competição é substituída pela ajuda mútua, que colabora para o crescimento e desenvolvimento coletivos. É uma nova economia acontecendo no interior das comunidades e o prefeito Guilherme Menezes vem fortalecendo a cada dia este tipo de estratégia”, afirma Geovane Viana, coordenador de Economia Solidária.

Para Marcos Andrade, que preside a Agência, investir em ações como estas trazem um retorno muito positivo para o governo, que tem a oportunidade de colaborar com aqueles mais necessitados do apoio público. “Estaremos sempre à disposição da comunidade para apoiar as atividades voltadas para a Economia Solidária”, afirma o presidente.

SECOM/PMVC

Compartilhe