O Natal da Cidade, a maior festa natalina do interior da Bahia, está completando treze anos. Nesse período, o evento mudou o cenário cultural do mês de dezembro na cidade, resgatando tradições, incentivando manifestações populares, apresentando boa música, valorizando o artista regional e dando oportunidade para que a população assista espetáculos de artistas de renome nacional.

Este ano, a décima terceira edição do Natal da Cidade será realizada entre 16 e 26 de dezembro. A data foi confirmada nesta quinta-feira, 25, pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Gildelson Felício. Assim como nos anos anteriores, a festa acontecerá na Praça Barão do Rio Branco, onde serão realizados os grandes shows; na Praça Tancredo Neves, que contará, mais uma vez, com o Memorial do Reisado, sucesso de público em 2009; e na Praça 9 de Novembro onde, desde a última segunda-feira, 22, são realizadas atividades culturais.

A programação ainda está sendo fechada, mas as pessoas poderão prestigiar ternos de reis, corais, grupos de dança e teatro e muitos cantores e músicos. “Essa é uma festa única no interior da Bahia nessa época do ano, que une pessoas de diversas gerações numa grande confraternização popular, por isso estamos fazendo tudo com muito carinho e esmero”, contou Gildelson Felício.

Celebração cultural – Criado em 1997, na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, o Natal da Cidade tinha como objetivo proporcionar uma opção cultural para a família conquistense, já que Vitória da Conquista não possuía nenhum evento durante o período. De festa doméstica, o Natal ganhou as ruas, por meio da iluminação especial que enfeita a Praça Tancredo Neves e da programação que inclui artistas regionais e nacionais, corais, ternos de reis e grupos folclóricos, que levam mais alegria e cultura para a comunidade. E o melhor: de graça, em praça pública e para todas a gerações.

Tudo começou de forma tímida. Mas passados treze anos, o Natal da Cidade se tornou o maior evento realizado nesta época no interior da Bahia, reunindo milhares de pessoas na praça. Mais de 50 atrações participam do Natal da Cidade todos os anos. O público já assistiu a espetáculos de Elomar Figueira, Antônio Nóbrega (foto à direita), Dércio Marques, Belchior, Cordel do Fogo Encantado, Renato Teixeira, Fagner, Armandinho, o pianista Ricardo Castro, Chico César, Oswaldo Montenegro, Leila Pinheiro, entre outros.

“Além disso, abrir espaço para os artistas de Vitória da Conquista e de municípios vizinhos é uma prioridade da organização do evento. Uma forma de valorizar a arte que é produzida em nossa terra e de aproximar os artistas locais do público”, diz Gildelson Felício.

Cultura popular – Os ternos de reis são uma atração à parte na programação natalina

de Vitória da Conquista.

Depois de quase desaparecrem das tradições da cidade, esses grupos voltaram a fazer parte do universo popular e são presença obrigatória no período. Corais de empresas, escolas, sindicatos e outras entidades também têm no palco do Natal da Cidade uma das melhores oportunidades de apresentar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, levando muita emoção ao público.

Segundo o prefeito Guilherme Menezes, com o Natal da Cidade “é possível levar mais arte e cultura para a comunidade conquistense, de forma democrática, unindo atrações clássicas, passando pela Música Popular Brasileira e indo até a mais pura manifestação popular, expressa nos ternos de reis”, afirmou.

SECOM/PMVC

Compartilhe