CORREIO

Uma carga de mais de 600 kg de dinamite foi apreendida e dois homens detidos na noite desta terça-feira (16) na BR-101, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Humildes. As bananas de dinamite e ainda espoletas eram transportadas irregularmente.

Segundo a PRF, os explosivos estavam em um táxi com placa de Feira de Santana que foi parado porque estava muito baixo. A carga estava em vários sacos plásticos, mas o dono do material, Josemar Lima de Menezes, disse que se tratava de ração para animal e hesitou em mostrar o que havia nos sacos. Quando foi constatado que se tratava de bananas de dinamite, o carro foi conduzido para o Batalhão do Exército de Feira de Santana.

No total, estavam no carro 500 kg de dinamite de um tipo grande, 125 kg de dinamite de um tipo pequeno e 4 mil espoletas, que servem para iniciar a explosão. O dono dos explosivos não tinha a documentação necessária para comprovar a regularidade do material, que é de posse restrita, e foi conduzido à delegacia. O taxista Adeilson Almeida de Jesus alegou desconhecer que transportava dinamite e disse que foi contratado por R$ 200 pra transportar o que acreditava ser ração de Cruz das Almas até Feira de Santana.

No Complexo Policial de Feira de Santana, foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência, para infrações consideradas de menor potencial ofensivo, pois um amigo de Josemar levou a documentação comprovando a legalidade da dinamite. Mesmo tendo adquirido os explosivos de maneira legal, ele os transportava de maneira incorreta, segundo a PRF. A polícia autorizou a liberação da carga, desde que com um transporte adequado e sinalizado.

Compartilhe