Durante esta sexta-feira, 12, Vitória da Conquista sediou o III Encontro de Agendas 21 Locais da Bahia. O evento foi promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e pela Rede Brasileira de Agendas 21 Locais/Rebal.

A abertura de encontro contou com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes de secretarias estaduais, estudantes e pessoas interessadas nas discussões propostas.

Para o vice-prefeito Ricardo Marques, o encontro foi uma demonstração dos avanços no processo de criação da agenda 21. “Hoje temos agendas 21 no âmbito mundial, nacional, estadual e local. É de extrema importância que esse evento esteja acontecendo aqui em Conquista para que a gente reafirme o compromisso de acompanhar esse novo momento do processo de construção desse instrumento tão importante para o mundo”.

O secretário de Meio Ambiente, Valdemir Dias, esclarece que a Agenda 21 não estabelece apenas diretrizes ecológicas e ambientais, mas está relacionada com as instâncias cultural, social, econômica e todo processo de crescimento da cidade. Além disso, é um instrumento eficaz de participação popular. ”Esse encontro é um momento importante de fazer uma revisão junto com toda a sociedade, de avaliar as conquistas e quais as diretrizes relevantes devem ser estabelecidas”.

De acordo com a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Tatiane Oliveira, Vitória da Conquista foi a primeira cidade da Bahia a implantar a Agenda 21 e possui um rica experiência nessa área. “É um projeto piloto que com certeza contribuiu para a implantação de outras agendas bem sucedidas. A gente decidiu promover esse encontro aqui para fortalecer essa articulação”.

Saiba mais sobre a Agenda 21 – A Agenda 21 é um programa de ação que   constitui uma tentativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Vitória da Conquista foi uma das primeiras cidades baianas a planejar seu futuro através das estratégias indicadas pela consulta à sociedade civil organizada. O Projeto Agenda 21 – A Conquista do Futuro é uma construção conjunta do poder público e sociedade com o objetivo de promover um desenvolvimento local integrado e sustentável.

 Secom/PMVC

Fotos: Emanuel Nem Moraes 
Compartilhe