CORREIO

O assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para a presidente eleita do Brasl, Dilma Rousseff, para parabenizá-la e desejar boa sorte em seu governo.

Segundo o assessor, Obama ainda convidou Dilma para visitar os Estados Unidos e manifestou interesse em dar continuidade a projetos estratégicos com governo brasileiro, como os estabelecidos na área energética.

Marco Aurélio Garcia também revelou que a presidente eleita recebeu ligações do presidente da França, Nicolas Sarkozy, do presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, do presidente do México, Felipe Calderón, e do presidente do Chile, Sebastián Piñera. Chavez postou em seu twitter que seguirá “construindo a unidade Brasil-Venezuela”.

O assessor especial confirmou que Dilma deve viajar nesta terça-feira (2), para um período de descanso. Dilma deve viajar para Porto Alegre (RS) nos próximos dias, para descansar e ficar com a família. Não há previsão de pronunciamento de Dilma nesta segunda-feira, segundo assessores.

Questionado sobre como será a transição de governo, Marco Aurélio disse que ainda não tem informação sobre o processo, mas o assunto será tratado assim que Dilma retornar da viagem. Ainda não há uma data definida para tratar da transição, mas é provável que uma reunião ocorra na sexta-feira (5) para discutir o tema.

Na próxima semana, Dilma deve viajar para Moçambique, na África, e para Seul, na Coreia do Sul, onde participa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reunião do G-20, de acordo com informações do G1.

Compartilhe