da Agência Brasil

Brasília – Os 135,8 milhões de eleitores que voltam às urnas hoje (31) terão de escolher quem será o novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). O eleito será o quinto presidente a comandar o país depois do fim da ditadura e o 20º, desde a Proclamação da República. Ele vai governar pelos próximos quatro anos a oitava economia do mundo e a maior da América Latina.

O número de eleitores que vai às urnas este ano é 7,8% maior que o das eleições passadas. A maioria é composta por mulheres. Elas são mais de 70 milhões, o que representa 51,8% do total. Os jovens com 16 e 17 anos que estreiam nas urnas este ano são 2,3 milhões: 1,07% do total.

Todos irão escolher o novo presidente, que herdará uma projeção de crescimento da economia de 7,2% para este ano, segundo proposta de Orçamento para 2011 enviada pelo governo ao Congresso. Para o ano que vem, a expectativa é de expansão de 4,5%, segundo especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.

Nesta escolha, a Região Sudeste – que concentra o maior número de eleitores – terá um peso decisivo. São 58,9 milhões de votantes. Em São Paulo, estado com o maior número de eleitores no Brasil, são 30,3 milhões. Minas Gerais vem em segundo lugar, com 14,5 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11,5 milhões.

Entre as regiões, o Nordeste aparece como a segunda em maior número de eleitores. Ao todo, são 36,7 milhões. E a Bahia é o estado que concentra a maior parte deles: 9,5 milhões. Seguido de Pernambuco, com 6,2 milhões e do Ceará, com 5,8 milhões.

A Região Sul é o terceiro maior colégio eleitoral. São 20,2 milhões de eleitores. Com 8,1 milhões votantes, o Rio Grande do Sul é o estado que aparece em primeiro lugar nessa região. Seguido do Paraná, com 7,6 milhões. Santa Catarina tem 4,5 milhões.

O Norte conta com 9,9 milhões de eleitores. O Amazonas é o estado com o maior número: 2 milhões. Em segundo lugar está Rondônia, com um milhão e o Acre, com 470 mil.

No Centro-Oeste, está o menor número de eleitores de todo o país. São 9,6 milhões. Na região, o estado de Goiás é o que tem mais eleitores: 4 milhões. Seguido por Mato Grosso, com 2 milhões e o Distrito Federal, com 1,8 milhão.

Além dos eleitores que vão para às urnas escolher o novo presidente do Brasil, 14,9 milhões de pessoas ainda vão votar para governador. Em oito estados e no Distrito Federal, a disputa foi para o segundo turno.

Compartilhe