Agência A TARDE

Pela segunda semana consecutiva, a maior parte da Bahia não terá um fim de semana ensolarado neste feriado prolongado de 2 de novembro. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. A mudança do tempo é provocada por uma extensa faixa de umidade (que saiu da Amazônia) entre as regiões Norte, parte do Centro-Oeste e o setor centro-sul do Nordeste brasileiro, o que contribui para a formação de áreas de instabilidade sobre essas áreas.

O aumento de umidade provoca também o crescimento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas fracas em várias cidades. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) podem ocorrer também chuvas moderadas e fortes em algumas localidades.

De acordo com a previsão do Ingá, o aumento de nebulosidade, juntamente com a ocorrência das chuvas, vem favorecendo a redução do número de focos de incêndios e calor sobre a Bahia.

Entre sexta-feira e domingo (28 a 31), as temperaturas deverão oscilar entre 21ºC (mínimas) e 30ºC (máximas) em Salvador e região metropolitana. Mesmo com o aumento da nebulosidade, as temperaturas previstas para as regiões norte, oeste e São Francisco deverão manter-se mais elevadas, com máximas de até 32ºC. As mínimas serão registradas nas regiões mais elevadas da Bahia, a exemplo da Chapada Diamantina, onde os termômetros podem marcar 17ºC.

Compartilhe