Tribuna
Os resultados da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro não foram favoráveis ao Vitória na sua luta contra o rebaixamento à Série B do Brasileiro. Mas, o triunfo de 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente, de São Paulo, ontem à noite no Estádio do Barradão, além de quebrar a sequência de cinco derrotas consecutivas do rubro-negro baiano, tirou o time do técnico Antonio Lopes do Z-4 e manteve na 15ª posição, agora com 34 pontos ganhos.
A luta contra o rebaixamento é tão disputada quanto a luta pela conquista do título do Campeonato Brasileiro. Os times ameaçados pelo Z-4, estão lutando com todas as forças, e o Atlético de Goiás venceu o Vasco, em Goiânia, o Atlético Mineiro ganhou do Avaí, o Flamengo derrotou o Internacional e o Guarani empatou com o Corinthians, se aproximando, em números de pontos ganhos, do Vitória, e acirrando a luta contra o fantasma do rebaixamento.
Mas o Vitória também soube fazer o seu dever de casa ao vencer o Grêmio Prudente, lanterna da Série A e o primeiro clube virtualmente rebaixado para a Série B em 2011, por 2 a 0, gol de Viáfara, cobrando pênalti, e Júnior, ontem à tarde no Estádio Manoel Barradas, na Toca do Leão. O triunfo foi expressivo porque manteve o rubro-negro baiano na luta pela permanência na Série A, continuando dependendo apenas de si mesmo.
Faltam oito rodadas para o final da competição e o Vitória tem ainda quatro partidas para serem disputadas no Barradão. Se conquistar os 12 pontos que serão disputados em casa, o rubro-negro chegará a 46 pontos ganhos e estará livre do rebaixamento. Por isso a importância do triunfo na tarde de ontem.
Mas poderia ter sido melhor. O Vitória dominou os 90 minutos do jogo contra o Prudente, e poderia ter vencido por uma maior diferença de gols, necessária para melhorar o saldo de gols do time baiano, que é de oito, negativo. Mas com a presença da torcida, que lotou as arquibancadas do Barradão, o time pelo menos voltou a jogar com raça, determinação, dando novas esperanças ao torcedor na reta de chegada da Série A do Brasileiro.
Bom também para o técnico Antônio Lopes que terá uma semana mais tranquila para preparar o time para o próximo jogo. Sem a pressão de estar na zona de rebaixamento (o que aconteceria se o Vitória perdesse a partida), Lopes terá tempo e paciência para definir o time que vai enfrentar o Botafogo na noite do próximo sábado no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.