Na manhã desta sexta-feira, 15, o prefeito Guilherme Menezes participou de um debate sobre o sistema carcerário de Vitória da Conquista e acompanhou a apresentação do Projeto Começar de Novo, que visa oferecer propostas de trabalho e de cursos profissionalizantes para presos, egressos do sistema carcerário e cumpridores de penas e medidas alternativas. O encontro foi uma iniciativa do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário/GMF do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e reuniu, no Salão do Júri do Fórum João Mangabeira, juízes, advogados, representantes das Polícias Civil e Militar, do Ministério Público, de Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil.
O juiz de Direito, Cláudio Daltro, falou da satisfação em voltar a Vitória da Conquista trazendo o trabalho do GMF e divulgando o projeto Começar de Novo que busca, sobretudo, a reinserção social de apenados e presos provisórios. “Depois desse primeiro momento haverá outro, onde os juízes se reunirão para discutir a implantação dos mutirões carcerários que já estão implantados em outras comarcas”, explicou o juiz.

Começar de Novo– Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Projeto Começar de Novo inclui campanhas de mobilização para criação de uma rede de cidadania em favor da ressocialização de presos e egressos e diminuir o preconceito em relação a essas pessoas.  O objetivo é reduzir a reincidência criminal e, também, integrar serviços sociais para seleção dos beneficiários do projeto e a criação de banco de oportunidades de trabalho, de educação e de capacitação profissional. No Brasil e na Bahia, diversas entidades públicas e privadas já aderiram ao programa e novas parcerias já estão em fase de consolidação.

Para Jorge Trindade, responsável pela apresentação do projeto, “o Começar de Novo só tem efetividade com a participação de toda a sociedade e é um instrumento fundamental para ajudar a ressocialização dos apenados dando oportunidades de emprego para que essas pessoas não retornem ao crime”.
SECOM/PMVC

Compartilhe