UBIRATAN FÉLIX PEREIRA DOS SANTOS

A partir de 1997, o município de Vitória da Conquista começou a se destacar no cenário nacional como um centro de políticas públicas sociais exitosas: Conquista Criança, Banco do Povo, municipalização da Saúde, Programa de habitação popular, programa de atendimento a terceira idade, entre outros.
O investimento realizado em infraestrutura social conseguiu reduzir os índices de mortalidade infantil, proporcionando melhoria considerável na qualidade e abrangência no sistema de educação, no sistema de transporte público urbano e rural, no sistema viário com ampliação do número de ruas pavimentadas e manutenção adequada das estradas vicinais, apoio a agricultura familiar, ampliação e criação de novos cursos universitários.
Em decorrência destes investimentos, o município de Vitória da Conquista passou a ser reconhecido como o local com a melhor qualidade vida do Estado da Bahia e, em vista deste quadro, se tornou um local propício para a atração de vultosos investimentos públicos e privados.
Atualmente o município tem algo em torno de 800 milhões de investimentos decorrentes de convênios e obras financiadas pelo Governo Federal e executadas pelo Governo municipal e/ou Estadual e de investimento privados, a exemplo do sistema de esgotamento sanitário, que representa um investimento de 82 milhões de reais e da construção de 5 mil unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa e Minha Vida e de grandes redes de supermercados e de matérias de construção. 

Este leque de investimentos públicos no Município melhorou a infraestrutura social com a construção de novas moradias, pavimentação de ruas, construção de creches, melhorias habitacionais, revitalização e urbanização de parques e áreas de preservação ambiental etc. E teve como conseqüência a criação de novos empregos, incremento do comércio e indústria local, pois o setor da construção civil tradicionalmente é distribuidor de renda e de oportunidades, por ter como característica contratação em grande escala de mão de obra e de insumos no local onde se realiza o empreendimento.

O investimento público na ampliação da infraestrutura urbana e social instalada, está proporcionando a atração de grandes grupos privados, pois na economia se aplica o velho dito popular “dinheiro atrai dinheiro”. Em vista deste quadro Vitória da Conquista está passando por momento econômico inédito na quantidade e qualidade de investimentos realizados e/ou previstos, pois são empreendimentos que são intensivos na contratação de mão de obra, serviços e insumos local, gerando um ciclo virtuoso de novos investimentos, pois grande parte destes recursos circula e dinamiza a economia local.

O papel do Governo Municipal na atração e fixação destes empreendimentos é fundamental, pois a qualidade da administração municipal, agilidade na análise dos processos de licenciamento, o investimento constante na ampliação e na manutenção da qualidade dos serviços públicos de educação, saúde, transporte  etc, é um fator fundamental na escolha dos empresários e do poder público em investir em solo conquistense.

O Governo Municipal de Vitoria da Conquista, que é reconhecido e premiado na área social, está comprovando, a cada dia, que também é eficaz na atração de investimentos e novos empreendimentos para a nossa cidade.

* Engenheiro civil Ubiratan Félix Pereira dos Santos , professor do IFBA, conselheiro do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia.


Compartilhe