Apesar de ir às urnas neste domingo, 3, a maioria dos eleitores baianos ainda não decidiu seu voto para deputados estadual e federal. Pesquisa A TARDE/Vox Populi que foi a campo entre os dias 25 e 27 de setembro mostra que 57% do eleitorado não sabe em quem votará para estadual e 58% também não resolveu o voto para federal.

Os resultados evidenciam que neste sábado, 2, último dia para a campanha nas ruas (distribuição de panfletos, carreatas e carros de som), será decisivo para que os candidatos proporcionais lancem as cartadas finais e seduzam seu eleitorado. Tarefa difícil, já que em um mês eles só conseguiram convencer cerca de 20% do eleitorado. Isso porque na pesquisa anterior A TARDE/Vox Populi, divulgada no final de agosto, 71% dos baianos estavam indecisos quanto ao voto em deputado estadual e 75% para federal, e essas taxas só caíram cerca de 20 pontos percentuais.

O cientista político Joviniano Neto pondera que é normal tomar essa decisão por último. “O eleitor escolhe primeiro os candidatos para os cargos que ele acha mais importante, como presidente e governador. É uma visão teoricamente errada que tem raízes na história brasileira, na qual o Poder Executivo é muito forte e os legislativos são fracos”, explicou.

Ele dá o exemplo do governo do presidente Lula, que passou por situações politicamente difíceis e necessitou fazer diversas alianças para formar uma base de apoio que o permitisse aprovar projetos de seu interesse no Congresso Nacional.

A estudante Thaís Faleta, 21, é uma das baianas indecisas. “Até domingo eu escolho. Vou procurar algum candidato de minha cidade”, diz ela, natural da cidade de Terra Nova. Do A Tarde

Compartilhe