A Tarde
Neste sábado, o Grupo A TARDE publica a segunda rodada da pesquisa exclusiva feita em parceria com o instituto Vox Populi para as eleições. O estudo vai trazer o índice de intenção de votos dos baianos para os candidatos a governador, senador e presidente.
A primeira rodada do estudo foi publicada por A TARDE no dia 29 de agosto. Uma terceira rodada será feita em caso de segundo turno. Esta é a terceira eleição em que o Grupo A TARDE se associa ao Vox Populi para produzir pesquisas exclusivas de intenção de votos.
A parceria com o Vox Populi integra uma série de ações implementadas pelo Grupo A TARDE no sentido de oferecer um conteúdo especial a seus leitores voltado para as eleições deste ano.
A cobertura das eleições 2010 começou a ser planejada em dezembro do ano passado. Em abril foi criada a Coordenação Especial de Política e Eleições, com uma equipe composta por 19 profissionais do jornal impresso e do portal A TARDE On Line. A iniciativa contou ainda com a elaboração de projeto gráfico especial nas páginas do jornal e um hotsite na internet.
Sabatinas – Para melhor informar o cidadão sobre as propostas dos candidatos e incentivar a reflexão do eleitor, A TARDE promoveu sabatinas individuais com os candidatos a governador, dois debates com candidatos ao Senado e nove seminários realizados em parceria com instituições de ensino superior, onde os candidatos ou seus representantes apresentaram pontos de seus programas de governo.
Foram produzidos ainda três cadernos especiais. O último deles será publicado neste domingo e lista os locais devotação em Salvador e o nome e o número de todos os candidatos a cargos eletivos na Bahia, além de trazer as orientações sobre como votar. O primeiro caderno, publicado em julho, teve como conteúdo os perfis e as propostas dos candidatos aos cargos majoritários. O segundo trouxe orientações sobre as novidades deste pleito e o que a lei permite e proíbe na hora de votar.
Ainda dentro do espírito de cobertura especial, foram realizadas 26 reportagens sobre os Territórios de Identidade da Bahia. A série “O que a Bahia quer” visitou cada um dos territórios, ouvindo sua gente em relação a suas dificuldades e esperanças. E trouxe também as propostas dos candidatos para cada um desses territórios.
Foram publicadas também duas séries com artigos de avaliação dos governo Wagner (2007-2010) e Lula (2007-2010). Dividido em áreas temáticas, o leitor encontrou nestas séries um diálogo entre especialistas, integrantes dos governos e oposicionistas. Segundo o coordenador da cobertura das Eleições 2010, Flávio Oliveira, um dos segredos para viabilizar com sucesso a cobertura de grande porte é que houve um forte diálogo entre os vários canais informativos de A TARDE