Começa nesta quarta-feira,  22, a nova etapa do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão). O primeiro encontro do novo grupo, formado por 150 integrantes das equipes de gestão das escolas municipais de Vitória da Conquista, será realizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, entre as 8h30 e 17h.

O Progestão é uma iniciativa que envolve as três esferas governamentais – Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e Secretaria Municipal de Educação (SMED) – e pretende formar profissionais para o bom desempenho da gestão escolar. Diretores, coordenadores, vice-diretores e secretários escolares das unidades da Rede Municipal estão habilitados para participar.

ASPECTOS DO TRABALHO – O grupo deverá reunir-se a cada quarenta dias. As avaliações são compostas por encontros presenciais e por atividades desenvolvidas pelos gestores nas escolas onde trabalham. No total, o curso possui carga horária de 300 horas. Em Vitória da Conquista, a equipe de tutoras é composta pelas professoras Edelci dos Santos, Jelma Alves, Cláudia Roberta Santos e Nairan Santiago, que são coordenadas pela multiplicadora regional do Progestão, Andreya Nascimento.

“A intenção do projeto é tornar o gestor consciente dos aspectos legais, funcionais e padagógicos que fazem parde de seu trabalho na escola”, explica Regina Lima, integrante da Assessoria de Gabinete da SMED. “É necessário que ele esteja ciente de tudo isso para promover um bom relacionamento entre as várias partes que compõem a comunidade escolar”, acrescenta. SECOM/PMVC

Compartilhe