Tribuna/Romulo Faro

 Levantamento do instituto Datafolha, em todos os estados brasileiros, para a disputa por um mandato na Câmara Federal aponta que, na Bahia, o democrata ACM Neto, que concorre à reeleição, lidera o ranking com 2% das intenções de votos.

 Em 2006, o democrata foi reeleito com pouco mais de 435 mil votos. Ainda, surpreendendo, dois estreantes vêm em seguida, como os mais cotados. São eles: Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Rui Costa (PT).

 

Também com 1% das intenções aparecem os candidatos baianos Mário Negromonte (PP), José Rocha (PR), Edson Pimenta (PSDB), João Leão (PP), Rui Costa (PT), Sérgio Brito (PSC), Paulo Braga (PMDB), Antonio Imbassahy (PSDB), Luiz Carreira (DEM) e Paulo Magalhães (DEM). Entre os baianos, 64% não souberam indicar em quem irão votar para a Câmara dos Deputados.

Neto, por sua vez, prefere cautela. “Essas pesquisas de intenção de voto para deputados devem ser analisadas com muita cautela, pois o número de candidatos é muito grande, mas elas podem servir como indicativo e esse resultado me dá ânimo.

 Atribuo meu bom desempenho ao meu trabalho já realizado nos meus dois mandatos e à boa campanha que tenho feito. Mas o principal é o povo conhecer meu trabalho” disse Neto.

O presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, por sua vez, que estreia na disputa, tem preferência de 1% dos entrevistados pelo Datafolha. Apesar de seu nome ser um dos mais citados, o peemedebista, assim como Neto, diz não se prender a  análises. Contudo, admite está tendo um bom desempenho por onde passa.

“Não acredito em pesquisas nem para cargos majoritários, muito menos para proporcionais. Pesquisa para proporcional não tem cabimento”, rechaçou. Lúcio acredita, porém, que vai ter boa votação. “A boa aceitação do meu nome e meu contato com o povo é que me fazem ir bem”, afirmou.

A pesquisa revela que 66% dos eleitores em todo o país ainda não decidiram em quem vão votar para o cargo. Entre a minoria que já tomou essa decisão, nomes como Tiririca e Paulo Maluf, em São Paulo, o ex-goleiro Danrlei e Manuela Dávila, no Rio Grande do Sul, e Garotinho e Romário, no Rio de Janeiro, são os preferidos.

O Datafolha ouviu 11.660 pessoas em todo o Brasil entre os últimos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Compartilhe