Thiago Pereira/Tribuna

Arquivo
Ricardo Silva voltará a comandar o Vitória após passar um mês de férias.

Demitido após protagonizar a melhor campanha de um clube baiano na Copa do Brasil, o técnico Ricardo Silva voltará a assumir o comando do Vitória neste sábado (11) contra o Flamengo, em Volta Redonda, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Ricardo Silva foi convocado pelo presidente Alexi Portela Júnior depois de ter sido liberado para acertar sua contratação pelo Grêmio Prudente. Ele chegou a viajar, pela manhã, para São Paulo, e ao receber a ligação de Alexi concordou em retornar e ao chegar ao final da tarde se reapresentou ao clube.

Ricardo Silva assume interinamente o lugar deixado por Toninho Cecílio, demitido nesta quinta-feira (09). O treinador, no entanto, não deve continuar no comando da equipe por muito mais tempo. A diretoria do Vitória já contatou Toninho Cerezo, que recentemente treinou o Sport.

“Em consideração ao presidente, ao futuro treinador que deve ser um amigo meu e também à torcida do Vitória, aceitei voltar porque sou feliz no Vitória”, afirmou Ricardo Silva. “Estou de volta pensando sempre no melhor para o Vitória, no melhor nesta caminhada difícil que é o Campeonato Brasileiro, esquecendo o passado. A vida sempre é um novo dia. Dirijo o time neste jogo, mas vou ser auxiliar e talvez  auxiliar de um grande amigo meu que prezo muito e devo muito”, acrescentou.

Idolatrado pela torcida, Ricardo Silva esteve à frente do Vitória desde o final do ano passado, em substituição à Vágner Mancini. Em agosto deste ano, o treinador foi afastado e entrou em férias. Na época, a diretoria do rubro negro baiano afirmou que ele voltaria a ser auxiliar técnico, função que exercia antes de assumir o clube.

Voltar a vencer
Ricardo Silva assume o Vitória neste final de semana com a missão de fazer com que o time volte a se apresentar bem e se recupere no Campeonato Brasileiro. O clube baiano não vence a cinco rodadas. O último triunfo da equipe foi contra o Cruzeiro, por 1 a 0, em Minas Gerais. O rubro negro baiano é o 15º colocado no Brasileirão com 23 pontos, seis a mais que o Atlético MG, primeiro da zona de rebaixamento.

A primeira medida de Ricardo Silva foi convocar Schwenck para a partida em Volta Redonda. Artilheiro do time no Brasileiro, com 6 gols, o atacante não vinha sendo aproveitado pelo ex-técnico Toninho Cecílio. “Confio muito em Schwenck, ele deu bastante alegria à torcida do Vitória. Só não trago Egidio de volta porque ele é do Flamengo e não pode estar no grupo”, ressalta.

Ele admitiu ainda dar chance a mais uma prata da casa, o jovem lateral-direito Léo, 21 anos, atleta da base. “Vou observar Léo, é jogador do júnior e jogadores que trabalham na base do Vitória sempre têm que jogar no profissional. É um garoto que tem 21 anos, lateral-direito bom. Vocês sabem que não gosto de improvisações. Se estiver bem, ele deve jogar”.

Ricardo ao ser indagado sobre a situação do time, sem vencer há cinco jogos e numa posição incomoda na classificação, respondeu: “Vamos jogar para vencer. Sempre vai ser assim. Todos os jogos do Campeonato Brasileiro são importantes. O Flamengo tem um ponto abaixo, a situação delicada também como a do Vitória. Mas pode melhorar pelo grupo de jogadores e temos condições de chegar lá e encarar o Flamengo. Depende da atitude dos jogadores dentro de campo e confio neste grupo”.

Compartilhe