Uma comitiva integrada por prefeitos e lideranças da sociedade civil do Oeste Baiano estará em Brasília na próxima sexta feira, 17, para manifestar apoio à candidatura de Agnelo Queiroz (PT) ao governo do Distrito Federal. Agnelo é baiano, nascido em Itapetinga, na região de Vitória da Conquista.
 
O encontro está sendo organizado pelo prefeito de Santa Maria da Vitória, Pe. Amário Santana (PT) e um grupo de baianos que reside em Brasília. ” A região Oeste tem uma profunda relação com DF, tanto do ponto de vista da economia quanto das relações cultura e sociais”, afirma prefeito.
 
Apesar de toda a importância para o desenvolvimento da economia da região oeste, pouco se sabe sobre o impacto que o Distrito Federal produz na econômica da região e, vice-versa. Os números mais conhecidos estão relacionados à área de saúde. Autoridades do governo do Distrito Federal costumam dizer que cerca de 10% das demandas dos hospitais da rede pública são oriundas da região, especialmente nos casos de maior complexidade.
 
O encontro é o primeiro passo em direção à construção de uma agenda que aponte novos caminhos e consolide as relações entre o Distrito Federal e o Oeste Baiano.  ” Os tempos exigem uma nova postura dos nossos dirigentes. O compartilhamento de responsabilidades é uma exigência desses tempos. As parcerias e a troca de experiências beneficia a todos”, diz Garcez Almeida, jornalista que mora em Brasília e colabora com veículos de comunicação na região.
 
O servidor público, Vicente Macedo, lembra a primeira experiência de integração entre o DF e a Bahia. Na campanha eleitoral de 1994, quando Cristovam Buarque foi eleito para governador o DF, baianos de vários lugares montaram um grupo para discutir os rumos do novo governo. “ A existência de um espaço que abrigasse os estudantes que vinham para cá era uma das nossas preocupações”, lembra Vicente que antes de morar em Brasília, coordenou por quatro anos, a pastoral da terra, em Bom Jesus da Lapa. 
 
” Iremos dizer ao futuro governador do DF que estamos solidários com os esforços que serão feitos para restabelecer a normalidade das instituições, da gestão e dos serviços da nossa capital federal. O bem estar do povo do DF e de nossa Capital Federal interessa a todos  nós”, enfatiza o prefeito, Padre Amário.
 
Além de lideranças políticas da região, serão convidados representantes do setor empresarial, dos trabalhadores e da sociedade civil e autoridades baianas que ocupam cargos em Brasília.
 
fonte:
alobahiapress
61. 3302.3659/92024110

Compartilhe