Levantamento mostra que 77% da população britânica se dizem indiferentes à visita que o papa Bento XVI fará à Grã-Bretanha nos dias 16 a 19 deste mês. A dificuldade é que três quartos dos ingleses mostram-se incomodados com os custos da visita e afirmam que os contribuintes não deveriam financiá-la, divulgou a British Broadcasting Corporation (BBC).
A maior dificuldade com o financiamento da estada do papa é que “além de ser um líder religioso, o pontífice é também um chefe de Estado do Vaticano”, destacaram analistas políticos. Do universo de entrevistados, 76% disseram que não estão de acordo que o governo ajude a financiar a visita de quatro dias.
A contribuição do governo britânico será de até 12 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 32 milhões), enquanto o Vaticano ficará responsável por custos de até 10 milhões de libras (R$ 26,7 milhões). Ademais, os religiosos cobrarão ingressos dos que quiserem participar dos eventos com o papa. Os críticos julgam os gastos elevados, já que os católicos na Grã-Bretanha são apenas 10% da população de mais de 60 milhões de pessoas.
Há grupos britânicos, como o Protest the Pope, que estão em desacordo com o evento e por isso organizam protestos quando da estada o pontífice em Londres. Além dos custos da viagem, eles criticam os escândalos de pedofilia e a oposição do papa às leis de igualdade dos homossexuais.

ALC/Notícias Cristãs

Compartilhe