O pastor líder de uma pequena igreja no Estado americano da Flórida anunciou nesta quinta-feira (9) que cancelou seus planos de queimar cópias do Alcorão durante o aniversário de nove anos dos atentados de 11 de Setembro. As informações são do jornal “Washington Post”.

Segundo Terry Jones, a decisão para cancelar o protesto que envolvia a queima do livro sagrado dos islâmicos foi tomada após o líder responsável pelo projeto de construção de um centro islâmico, que ficaria perto do antigo World Trade Center, concordar em mudar a localização do empreendimento, que é considerada controversa. Este acordo, no entanto, ainda não foi confirmado, informou o jornal.

Os planos do pastor de queimar o Alcorão geraram protestos por todo o mundo. O presidente Barack Obama, o general-chefe dos EUA no Afeganistão e diversas lideranças cristãs instaram Jones a reconsiderar seus planos. Os apelos diziam que o ato iria por em risco os soldados americanos no exterior e dar aos extremistas islâmicos, entre eles a Al Qaeda, um forte instrumento para recrutar simpatizantes para sua causa.

Os planos do líder religioso também foram criticados por governantes e lideranças religiosas de países com maioria muçulmana. da Abril

Compartilhe