O sonho de ver um novo aeroporto construído em Vitória da Conquista está cada vez mais próximo de ser realizado. Na manhã desta segunda-feira, 30, o prefeito, Guilherme Menezes; os secretários estaduais de Infraestrutura, Wilson Brito, e de Relações Institucionais, Emilson Piau; o diretor geral do Derba, Berchris Moura; a coordenadora de projetos do Derba, Anna Cristhina Cruz, e o representante da Croncremat, Isaldo Santana, assinaram a ordem de serviço para elaboração do projeto do novo aeroporto.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço – que contou com a presença de vereadores, secretários, coordenadores e  gerentes da administração municipal, além de diversos prefeitos da região –  o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, afirmou que “o novo aeroporto é uma demanda de muito tempo e   a assinatura desta ordem de serviço é um passo muito importante para que num futuro próximo Conquista possa ter este equipamento para atender as demandas da cidade e região”.

O novo aeroporto será construído numa área de 600 hectares, situada no sentido Vitória da Conquista-Rio de Janeiro, nas proximidades da localidade conhecida como Pé de Galinha. O investimento estimado para a construção deste equipamento é de 80 milhões de reais.

Para o secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Brito, a construção do novo aeroporto demonstra a preocupação que o Governo do Estado tem tido em recuperar a infraetrutura aeroportuária da Bahia. “Dos 80 aeroportos e aeródromos, 21 estão em processo de recuperação e temos a pretensão de investir pesado no aeroporto de Conquista e estamos trabalhando para viabilizar o aeroporto internacional de Ilhéus, recuperar o aeroporto de Porto Seguro; temos, ainda, projetos para os aeroportos de Barreiras e Luiz Eduardo”, disse.

O secretário estadual de Relações Institucionais, Emilsom Piau, enfatizou que “com a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, a construção do aeroporto internacional de Ilhéus, da ferrovia leste-oeste e do porto sul haverá um fortalecimento desta rede regional trazendo novos vetores de desenvolvimento e novas possibilidades de investimentos”.

Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas da Bahia/Derba, Berchris Moura, “há muito tempo a região precisa deste novo aeroporto, que vai permitir o pouso de aviões maiores e vai baratear a passagem. A cidade tem crescido muito e precisa realmente de uma infraestrutura aeroportuária adequada ao seu crescimento”.

O projeto do novo aeroporto será elaborado pela Concremat, empresa que venceu a licitação para realizar os estudos preliminares para implantação do equipamento. Após conclusão desse trabalho, o projeto técnico será submetido à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil/ANAC. A partir de então, o Estado assinará um convênio com o Governo Federal e em seguida abrirá licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela parte estrutural da obra.

SECOM/PMVC

Compartilhe