Política Livre

 

Foto divulgada por Aleluia mostraria, segundo ele, proximidade entre dono do Inpei e Wagner

O candidato ao Senado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, José Carlos Aleluia (DEM), confirma a suspeita sobre a última pesquisa eleitoral do Ibope, que lançou na coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, de hoje. “É muito estranho o fato de a pessoa responsável pela empresa terceirizada pelo Ibope para realizar a pesquisa na Bahia ter antecipado o resultado no início da tarde da última quarta-feira, dia 25, dois dias antes do anúncio oficial, quando o período de apuração, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, é de 21 a 27 de agosto”, diz.

 

Aleluia destaca ainda que o governador Jaques Wagner, na quinta-feira, dia 26, durante o comício, teria divulgado um percentual de intenção de voto igual ao que seria divulgado oficialmente pelo Ibope, no dia seguinte. “A empresa terceirizada pelo Ibope para realizar a pesquisa eleitoral na Bahia foi o Inpei – Instituto de Pesquisas Estatísticas e Informações. Seu responsável é Ari Carlos. Na quarta-feira, dia 25, acompanhado do deputado Luiz Argolo (PP), aliado do governador Jaques Wagner, Ari Carlos teria encontrado com assessores de Aleluia, no início da tarde, por volta das 13 horas, no hangar da Aerostar, no Aeroporto de Salvador.

No encontro, ocorrido antes de terminada a apuração da pesquisa, Ari Carlos revelou aos assessores de Aleluia o resultado da sondagem eleitoral. “Os números revelados foram os mesmos divulgados oficialmente na última sexta-feira, pelo Ibope”, diz Aleluia. Para ele, a antecipação do resultado quebra o contrato de confidencialidade do fornecedor com o Ibope. “Se a empresa terceirizada não respeita quem lhe contrata, que credibilidade tem a coleta de dados que ela faz?”, questiona, lembrando que, na internet, há fotos de Ari Carlos ao lado de Jaques Wagner apresentando pesquisas.

“Chifre em cabeça de cavalo”

O secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, disse há pouco, em telefonema ao Política Livre, que o deputado federal José Carlos Aleluia, candidato ao Senado na chapa do ex-governador Paulo Souto, vê “chifre em cabeça de cavalo” ao dizer que o governador Jaques Wagner (PT) teve acesso antecipado ao resultado da última pesquisa Ibope que o coloca na liderança da sucessão estadual.

Segundo Robinson, Aleluia está mal informado porque os números divulgados pelo governador no comício da última sexta-feira, em discurso que foi gravado, são 50% para ele e 19% para Paulo Souto, fruto de sondagens internas da campanha, e os do Ibope bateram 49% a 18%. “O povo baiano sabe muito bem quem é o grupo político na Bahia que tem a tradição associada à distorção de números de pesquisa”, disse Robinson. “Isto é uma ilação descabida. Este deputado está procurando chifre em cabeça de cavalo”, declarou.

Compartilhe