do Info Online

O Google divulgou hoje a implantação de um novo recurso que vai permitir dividir seus amigos em grupos. Dessa forma, o usuário poderá compartilhar suas fotos e atualizações com grupos segmentados, como faculdade, balada, trabalho, amigos, futebol etc.

Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google, a implantação do recurso vem para suprir a necessidade de classificar com quem o usuário deseja compartilhar suas informações.

“As pessoas possuem círculos sociais diferentes e esses ciclos não estavam representados dentro das redes sociais. Os Grupos de Amigos devem fazer o usuário compartilhar cada vez mais, já que ele sabe exatamente quem terá acesso aos seus updates”, diz Ribeiro.

Para abrigar o recurso, a página inicial do Google foi levemente redesenhada. A caixa de atualizações será exibida ao lado da foto do perfil, com opção para publicar textos, vídeos e fotos.

Os grupos do usuário serão exibidos em abas, localizadas acima da caixa de atualização. Ao clicar em cada uma delas, é possível ter acesso às atualizações publicadas pelo usuário e pelos contatos que fazem parte do grupo. Pessoas não inclusas na grupo não terão acesso às publicações. Os grupos serão pessoais, ou seja, não amigos não poderão participar deles.

Uma nova seção chamada Lembretes vai exibir novos pedidos de amizade, aniversariantes do dia, depoimentos etc.

A função Grupo de Amigos começou a ser ofertada hoje. Segundo o Google, ela deve estar disponível para todos os usuários que utilizam a versão atualizada do Orkut até o final da semana. Os grupos de amigos não estarão disponíveis para usuários que preferem a versão antiga da rede social.

Orkut no azul

Durante a apresentação da nova função, o Google informou também que o Orkut vem dando lucro desde novembro de 2009. Eles não divulgaram valores.

Segundo a empresa, o Orkut possui 52 milhões de usuários no Brasil, e cresce em um ritmo de 6% ao ano.No mundo todo, seriam 85 milhões de usuários no mundo todo, com um crescimento anual de 12%.

Segundo o Google, 200 milhões de fotos são carregadas no Orkut semanalmente, enquanto 550 milhões de scraps são trocados no mesmo período.

Compartilhe