Começa na próxima segunda-feira (23) a campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos. A vacina será oferecida de casa em casa por 240 agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/SMS), inicialmente nos bairros do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário, seguindo para os Distritos de São Caetano/Valéria, Cajazeiras, Itapuã, Pau da Lima, Cabula/Beiru, Barra/Rio Vermelho, Brotas, Centro Histórico, Liberdade e finalizando em Itapagipe. O lançamento da campanha acontece na segunda-feira, às 9 horas, na Praça João Martins, em Paripe.

Meta é vacinar 80% da população animal

Salvador tem uma população animal estimada em mais de 200 mil cães e cerca de 50 mil gatos. Espera-se vacinar cerca de 80% desses animais. Todos os cães e gatos a partir de um mês de idade e fêmeas paridas há mais de 15 dias devem tomar a vacina.

Cuidados com a doença

A raiva é uma doença incurável, contagiosa, causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e o ser humano. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo. No meio urbano o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos.Quando o animal apresenta qualquer sintoma de raiva é necessário entrar em contato com o CCZ (telefones 3611-7310 e 3611-7311 ou Disque Saúde 160). Tribuna da Bahia

Compartilhe