O Deputado Federal Edson Duarte se destaca pelas causas ambientalistas e pela luta a favor dos povos indígenas, do desenvolvimento sustentável do semiárido, da transparência nas contas públicas do Estado, da não transposição do rio São Francisco e da não liberação dos transgênicos.

Por Maurício Sena

O Partido Verde de Vitória da Conquista recebe nesta sexta-feira (20), o deputado federal e candidato a Senador Edson Duarte, que chega a cidade às 15:30, no aeroporto Otacilio Figueiredo, onde será recepcionado pelo vice-prefeito e candidato a deputado estadual, Ricardo Marques, pelo vereador Beto Gonçalves e militantes do verdes.

Edson Duarte concederá entrevista coletiva às 17:00h, no comitê dos candidatos Ricardo Marques e Edigar Mão Branca, localizado à praça Tancredo Neves, ao lado da Catedral. Logo após, às 18:00, reunião com a militância do Partido Verde quando serão discutidas as estratégias de campanha dos candidatos à presidência, Marina Silva; ao governo do Estado, Luiz Bassuma; à deputado federal, Edigar Mão Branca; à deputado estadual, Ricardo Marques, e a própria candidatura ao Senado, de Edson Duarte.

Às 19:00 Edson Duarte participa de atividade cultural no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e em seguida acompanha a programação de atrações do primeiro dia do Festival de Inverno. Na manhã de sábado (21), em companhia de Ricardo Marques e militantes do PV, participa de caminhada pelas ruas do centro da cidade, visitando comerciantes e comerciários, em mobilização ainda de panfletagem, apresentando aos conquistenses as candidaturas do Partido Verde.

Trajetória política

Edson Duarte é pedagogo e sua trajetória política está ligada, sobretudo, às causas ambientalistas. Atualmente, como deputado federal, Edson Duarte é referência na luta dos povos indígenas, do desenvolvimento sustentável do semiárido, da transparência nas contas públicas do Estado, da não transposição do rio São Francisco e da não liberação dos transgênicos e em todos os temas relacionados ao meio ambiente.

Após cumprir mandatos de vereador e deputado estadual Edson Duarte foi eleito deputado federal em 2002 e reeleito m 2006. Ocupou mandatos de titular das Comissões de Agricultura e Política Rural, de Defesa do Consumidor Meio Ambiente e Minorias, da Amazônia e de Desenvolvimento Regional, Especial Reforma Tributária, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico, de Orçamento e de Integração e Revitalização de Bacias Hidrográficas e integrou ainda diversas Frentes Parlamentares, a exemplo da Indígena, onde é coordenador, e de Desenvolvimento sustentável, onde atuou como secretário.

Duarte foi coordenador do GT da Câmara que acompanhou a elaboração do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN). Foi relator de diversas matérias, com destaque para a da política nacional de agricultura orgânica e política de proteção da Mata Atlântica. Foi também o autor do relatório sobre fiscalização e segurança nuclear e do relatório sobre amianto.

Edson e o Partido Verde

Edson Duarte é pela terceira vez o Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados. Foi presidente Estadual do Partido Verde, onde já está há 17 anos, e hoje é membro da Executiva Nacional. É também membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, Membro do Conselho Externo da EMBRAPA / CPATSA e autor de diversas publicações sobre o Semiárido, Mudanças Climáticas, Desertificação, Agricultura Orgânica, Transgênicos, Nuclear, Índios, Rádios e TV Comunitárias, entre outros temas. Edson também é autor de livro infantil.