CORREIO

José Domingos, de 41 anos, depois de quase um mês internado no Hospital das Clínicas ou Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), teve alta nesta sexta-feira (13) e tem a expectativa de voltar a por os pés na terra e plantar feijão na zona rural de Jeremoabo, onde mora. Ele foi o primeiro paciente que passou por um transplante de medula óssea na Bahia. José estava internado na unidade hospitalar desde o dia 19 de julho, onde se submeteu ao procedimento para controlar um mieloma, um tipo de câncer.

Regressão do tumor
O médico hematologista Marcos Salvino informou que, após a alta, José Domingos terá que retornar ao hospital para revisões periódicas e fazer uso de alguns antibióticos preventivos, além de tomar mais cuidado com a alimentação, de acordo com a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom)

“Podemos dizer que a doença foi totalmente controlada e José Domingos daqui a cerca de seis meses poderá voltar a todas as suas atividades”, comentou o médico. O hematologista informou que a medula foi retirada do próprio paciente.

Marcos Salvino explicou que a medula foi colhida antes de o paciente ser internado para passar por sessões de quimioterapia. Segundo o médico, as sessões fizeram com que o tumor, que já atingia o olho de José Domingos, regredisse, mas também contribuíram para que a medula diminuísse as suas funções.  “Colhemos a medula saudável para ser transplantada após essas sessões de quimioterapia e com isso a sua função foi reestabelecida”, informou o médico.

O procedimento foi realizado no setor de onco-hematologia do Hospital das Clínicas, que foi totalmente estruturado e equipado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Universidade Federal da Bahia. A diretora de Atenção Especializada da Sesab, Ledívia Espinheira, esclarece que a Sesab se envolve com todos os procedimentos de transplantes no estado, dando as condições necessárias para a realização dos procedimentos.

Compartilhe