Janine Andrade/Acheibrumado

Ano passado, em evento presidido por Lourisvaldo Valentim, na sede da Uneb de Brumado, o reitor da universidade fez uma declaração polêmica “Ou são autorizados novos cursos ou o Campus será fechado”. Após esse pronunciamento, diversos boatos e dúvidas surgiram a respeito do destino da Universidade.

Nos últimos dias, diversos emails foram encaminhados a nossa redação e diversas participações foram postadas no Mural de Recados, onde os internautas citaram que o Campus XX da Uneb, em Brumado, poderia ser fechado. “Atenção povo de Brumado, está acontecendo “por debaixo do tapete” um movimento para o fim do curso de Letras na Cidade de Brumado. Já no próximo vestibular. “Eles” estão querendo tirar um turno do curso e em seguida o outro. Prometeram um curso de Direito e até agora, NADA”. Recado do brumadense Leonardo Santos.

A equipe de jornalismo online do AcheiBrumado foi até a UNEB e conversou com a diretora do Campus, a professora Luzimare Almeida Piloto, que descartou completamente a possibilidade de fechamento do Campus. “A redução de um turno não significa o fechamento do Campus. Em pesquisa realizada em toda região, já que atendemos cerca de 10 municípios, o horário vespertino não vem sendo viável para a universidade. Estamos dialogando com os alunos, professores e funcionários para mantermos o turno matutino e noturno”.

A Diretora ainda fez alguns esclarecimentos: “A Uneb está passando por um sistema de capacitação, onde estamos buscando um novo layout e uma nova dinâmica para a Universidade, dentre dessas mudanças a vinda de novos cursos vem sendo discutida e também a implantação da nossa sede própria”.

Com essa reestruturação, uma nova sede da Uneb está prevista para 2012. Dessa forma será possível a vinda de novos cursos, além de grande estrutura física adequada para atender professores e alunos.

Além dos cursos que já existem: Letras, Pedagogia e Sociologia (Plataforma Freire, projeto do Governo Federal) e cursos do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), está previsto para a nova sede o curso de Direito. “Já encaminhamos o projeto para o curso. Está sendo avaliado, para ser aprovado pelo CONSUR, e a autorização do Governo do Estado. Estamos com uma expectativa positiva”. Afirma a Diretora.

Compartilhe