da EFE

O homem e a mulher considerados os mais velhos de Tóquio, que supostamente teriam 111 e 113 anos, respectivamente, poderiam estar mortos há várias décadas, informa nesta terça-feira a imprensa local.

Tudo começou na semana passada, quando funcionários municipais do distrito de Adachi descobriram em sua casa os supostos restos de Sogen Kato, nascido em 1899, considerado o homem mais velho da capital japonesa.

Embora os registros municipais indicassem que o homem seguia vivo, os funcionários acreditam que Kato faleceu há mais de 30 anos, pois em seu domicílio foram encontrados jornais cuja data mais recente era de 5 de novembro de 1978.

A polícia suspeita que a família do idoso não comunicou a morte para seguir recebendo sua pensão, que seguia sendo descontada.

Periodicamente as autoridades municipais no Japão visitam os domicílios dos centenários do país para terem certeza de suas situações, por ordem do Ministério da Saúde.

Após o caso de Kato, foi informado também que o paradeiro da suposta mulher mais velha da capital japonesa, Fusa Furuya, nascida em 1897, é desconhecido.

Na sexta-feira passada, funcionários do distrito de Suginami visitaram sua casa, mas não acharam a mulher, segundo a agência local “Kyodo”.

Sua filha mais velha, de 79 anos, que reside na casa, assegurou que não a vê há duas décadas, e que achava que vivia com seu irmão há 40 anos.

Segundo as estatísticas do Ministério de Saúde, no Japão havia 40.399 pessoas com pelo menos 100 anos até setembro de 2009.

Em 2005 foi descoberto que uma mulher de Tóquio que supostamente tinha 110 anos estava desaparecida há quatro décadas, e por isso o Ministério da Saúde pediu às autoridades locais que visitassem as pessoas mais velhas e certificassem que seguiam vivas.

Segundo a “Kyodo”, na mesma época foi descoberto que pelo menos 52 supostos centenários estavam desaparecidos ou tinham morrido, sem que as autoridades tivessem tomado conhecimento disso.

O Japão é um dos países com maior expectativa de vida do mundo, especialmente no caso das mulheres. Entre as mulheres, a média é de 86,44 anos, a maior do mundo, enquanto entre os homens é de 79,59 anos.

Compartilhe