Tribuna da Bahia

A chuva e a seca provocaram grandes estragos em diversas localidades da Bahia este ano. Segundo dados atualizados da Coordenação da Defesa Civil da Bahia (Cordec), somente em 2010, 139 municípios decretaram situação de emergência no estado.

As chuvas provocaram estado de exceção em 57 cidades. Deste total, 31 decretos ainda estão em vigência. Outros 15 municípios esperam por análise ou requisitaram prorrogação do estado de emergência. Até o momento, foram homologados 66 decretos, incluindo prorrogações.

 Dos 82 municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem, 32 estão com o decreto vigente. Entre eles estão Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brumado, Caculé, Cândido Sales, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Encruzilhada, Senhor do Bonfim, e Urandi. Outras 10 cidades estão com o processo sob análise.

Segundo a Cordec, os municípios que já receberam parecer favorável para a homologação de situação de emergência por causa da seca já receberam assistência, como a disponibilidade de recursos para a contratação de carros-pipas.

Compartilhe