A Tarde

 

Bairros com alto índice de criminalidade, em Vitória da Conquista, geram receio aos recenseadores do IBGE

A partir do próximo domingo até o dia 31 de outubro, todos os cidadãos brasileiros devem responder às perguntas do Censo 2010, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Salvador, o órgão mantém contato com líderes comunitários de bairros mais violentos, a fim de facilitar o acesso do recenseador. Em condomínios, o contato tem sido feito com síndicos.

O chefe do IBGE na Bahia, Artur Ferreira Filho, afirma que a falta de disponibilidade dos cidadãos e a dificuldade de se chegar a algumas localidades são as principais dificuldades da pesquisa. “É importanteque todos sejam entrevistados e colaborem. É um exercício de cidadania, as informações são para asociedade”, pontua.

 

O administrador Kleber Fiúza, 28, foi supervisor de agente censitário no último censo e afirma que houve casos em que foi preciso apoio da Polícia Militar para se chegar a algumas residências. Em outras situações, conta que moradores se negaram a responder ao questionário.

“Às vezes o supervisor ia junto para tentar convencer as pessoas que se negavam, eventualmente também havia problemas para chegar a locais mais distantes”, diz. Apesar das dificuldades, Kleber acredita que o trabalho foi completo. “A equipe era grande, deu conta do serviço, foi tudo minucioso”, conclui.

A coordenadora de divulgação do Censo Demográfico 2010 na Bahia, Ana Maria Loureiro, explica que este ano o IBGE dividiu Salvador em dez áreas para realização de reuniões, onde os líderes comunitários são convidados. “Já fizemos três rodadas. Os líderes se dispuseram a acompanhar recenseadores e alertar moradores da importância deste trabalho”, diz.

Entrevistas – Em Salvador, há estimativa de 2.948.733 de habitantes (IBGE 2008), que, independentemente da idade, devem prestar informações e estar comprometidos em falar  a verdade na entrevista. Conforme Ana, o tempo médio do pesquisador em domicílio com quatro pessoas deve ser  30 minutos, quando aplicado o questionário básico, e cerca de uma hora e 15 minutos, caso seja o completo.

Os resultados do Censo, realizado a cada dez anos, servem como base para análise da realidade e guia políticas públicas.

Confira as etapas da pesquisa censitária

1 – O planejamento começou três anos atrás. Foram realizados testes e provas-piloto de questionário e sistemas
2 – Para certificar o processo, o IBGE aplicou, ano passado, um censo experimental
3 – A etapa seguinte foi para a seleção e treinamento das equipes de trabalho
4 – Agora, num prazo de três meses (agosto a outubro), todo o cidadão deve ser entrevistado em domicílio
5 – Observações iniciais do censo serão divulgadas cerca de dois meses depois. No próximo ano, os dados serão refinados e publicado o resultado definitivo, por temáticas

Fonte: IBGE.

Compartilhe