O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmou parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom) para viabilizar a oferta de cursos de qualificação gratuitos voltados para o setor da construção civil.

As aulas terão início no dia 19 de julho, com 40 alunos por turma, nos turnos matutino e vespertino. Serão oferecidas, de julho a dezembro deste ano, 1.520 vagas para qualificação em ocupações prioritárias para a construção civil, a exemplo de pedreiro, carpinteiro e armador.

O salário-base que o mercado atualmente oferece para essas ocupações é de R$ 913,00. A gerente da Área de Construção Civil do Senai, Patrícia Evangelista, explica que os cursos terão duração de aproximadamente dois meses (160 horas) com conteúdos teóricos e práticos e serão ministrados no Senai Dendezeiros, no bairro do Bonfim, e em outros bairros de Salvador a serem identificados.

A idéia é oferecer os cursos em bairros que concentrem população de baixa renda e próximos a construções em andamento. Os pré-requisitos  para ter acesso às vagas são: ser maior de 18 anos, ter concluído a 6ª série do ensino fundamental, baixa renda e estar desempregado. Segundo Vieira Lima, os alunos que concluírem os cursos serão cadastrados e passarão a integrar um banco de dados, que ficará à disposição das empresas de construção civil da Bahia. do Ibahia

Compartilhe