Da Agência Brasil

 Brasília – A Organização Internacional da Polícia Criminal, conhecida mundialmente pela sigla Interpol, pediu hoje (5) aos internautas que colaborem na busca dos fugitivos mais procurados do planeta – entre eles, um brasileiro -, segundo a BBC Brasil. A lista reúne fotografias e informações sobre 26 procurados. Os dados estão no site (http://www.interpol.int/Public/ICPO/PressReleases/PR2010/PR055.asp). As informações também podem ser transmitidas de forma anônima pelo site www.csiworld.org e pelo e-mail fugitive@interpol.int.

 Todos os fugitivos são denunciados por crimes graves, como assassinato, tráfico humano, estupro e abuso de menores. Um dos procurados pela Interpol é o brasileiro Celso Schmitt, ou Celso Gaúcho. Ele é acusado do assassinato de um policial em 1999 durante uma operação contra narcotraficantes no Brasil. A Interpol acredita que o suspeito está foragido na Bolívia.

A Interpol espera que os internautas, principalmente os usuários de redes sociais como o Facebook e o Orkut, entre em contato caso encontrem alguma informação sobre algum deles. Esta é a segunda fase de uma operação que busca fugitivos em vários países.

Mais de 100 suspeitos procurados internacionalmente já foram detidos ou localizados na primeira fase das buscas, lançada no dia 3 de maio, que contou com a cooperação de forças policiais de vários países.

Ao todo, a Interpol busca 450 fugitivos que estariam escondidos em 29 países. Todos já foram condenados ou indiciados por crimes. Na fase inicial da operação, a Interpol coordenou a troca de informações sobre os suspeitos entre agências e investigadores dos 29 países.

As informações compiladas e analisadas foram então reenviadas às polícias desses países para que dar início às ações de busca. Entre os presos estão a ex-modelo colombiana Angie Sanclemente Valencia, presa na Argentina por tráfico de drogas, e Mouamba Munanga, do Congo, acusado de falsificação e lavagem de dinheiro na França e no Barein e capturado na África do Sul.

Edição: João Carlos Rodrigues

Compartilhe