Do Globo Amazônia, em São Paulo, com agências internacionaisUma embarcação do consórcio argentino Pluspetrol derramou ao menos 400 barris de petróleo no Rio Marañón (cerca de 63 mil litros do óleo), na Amazônia Peruana, após sofrer um acidente neste fim de semana. O anúncio oficial foi feito pela empresa responsável nesta segunda-feira (21).

 O acidente atingiu mais de 28 comunidades ribeirinhas nos distritos de Parinari e Urarinas, segundo reportagem da Radio La Voz de la Selva. Além disso, comunidades também estão sem acesso a água potável, de acordo com informações de um repórter da rádio enviado ao local.

 Reprodução/Reprodução

Menino tenta encontrar água limpa no rio contaminado no Peru. (Foto: Reprodução/ Radio La Voz de la Selva)

“O governo só trouxe alguns galões pequenos de água que acabaram rapidamente. Todos estão desdesperados. Dois meninos tiveram problemas estomacais porque beberam água do rio”, disse Salvador Lavado à rádio.

O chefe regional de Defesa Civil na área do acidente, Robert Falcón, confirmou à agência AFP que vazaram cerca de 400 barris de petróleo no rio. Segundo ele, o tamanho da contaminação ainda não foi determinado.

A quantia de óleo derramado também foi confirmada por Daniel Guerra, porta-voz da Pluspetrol, em entrevista à rádio RPP. Segundo ele, a empresa colocou em ação seu plano de contingência e o derramamento foi controlado.


O barco transportava cerca de 5 mil barris de petróleo e estava no porto de San José de Saramuro, em Loreto, no momento do acidente. O derramamento foi causado por meio de um furo no caso, que ainda é investigado.

Compartilhe