iG São Paulo

As fortes chuvas que atingem os Estados de Alagoas e Pernambuco desde a última quinta-feira deixam um saldo de 20 mortos e milhares de desabrigados na região.

 

Foto: AE/TIAGO CALAZANS

Moradores aguardam helicóptero do Corpo de Bombeiros para resgate em função do alagamento provocado pelas chuvas em Palmares (PE) neste sábado

 Em Alagoas, pelo menos dez pessoas morreram e três seguem desaparecidas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, seis corpos foram encontrados na cidade de União dos Palmares, duas vítimas na cidade Branquinho, uma em Joaquim Gomes e outra em Quebrangulo. A identificação dos corpos ainda não foi realizada.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 30 mil pessoas estão desabrigadas, mais de 5 mil estão desalojadas e pelo menos 829 casas foram destruídas nas 17 cidades alagoanas atingidas pela forte chuva. De acordo com a classificação da Defesa Civil, desabrigados são pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos, e desalojados, aquelas que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.

Mortes em Pernambuco

Em Pernambuco, o número de mortos chegou a 10 no último sábado, quando bombeiros encontraram o corpo de um jovem de 20 anos em um rio em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife. A vítima foi identificada pela Defesa Civil como sendo David Anderson Alves da Silva, de 20 anos.

Entre as dez vítimas fatais até o momento estão cinco pessoas da mesma família. A casa onde eles estavam foi atingida por um deslizamento de terra no Córrego do Sargento, no bairro de Linha do Tiro, na zona norte de Recife. Dois adultos e três crianças que estavam no local morreram enquanto dormiam.

Além disso, homens do Corpo de Bombeiros localizaram na tarde de sexta o corpo do bebê Samuel Vitor de Andrade, de nove meses, que estava soterrado desde o final da tarde de quinta-feira, após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Curió, bairro de Dois Unidos, zona norte do Recife. No mesmo local foi encontrado o corpo de homem ainda não identificado.

Foto: Agência Estado

Jovem chora após o resgate do corpo de seu irmão, o bebê Samuel Vitor de Andrade

 

Uma outra morte foi registrada na cidade de Cortes, no sul de Pernambuco. Outra vítima foi uma criança, de um ano e seis meses de idade, que morreu soterrada em Alvo da Esperança.

A chuva afeta cerca de 40 municípios, principalmente Recife e Região Metropolitana. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, 22 municípios estão em estado de emergência e as cidades de Joaquim Nabuco, Pombos e Quipapá decretaram estado de calamidade pública. Até agora, foram contabilizadas 12.638 pessoas desabrigadas e outras 7.991 desalojadas.

* Com Agência Estado

Compartilhe