da Folha
Quatro pessoas morreram – entre elas três crianças – em decorrência de deslizamentos de terra sobre casas na zona norte do Recife (PE), nesta quinta-feira (17). Uma criança de sete meses está desaparecida.
Por causa da chuva, o prefeito do Recife, João da Costa, decretou estado de alerta máximo na cidade. Com a medida, todos os órgãos ligados à Defesa Civil da capital pernambucana passaram a priorizar ações emergenciais.
No bairro Linha do Tiro, um deslizamento de terra soterrou a casa onde três meninas – de 3, 9 e 12 anos – dormiam. Os corpos foram resgatados pelos bombeiros.
Mais cedo, uma casa desabou deixando feridos Edvaldo Barbosa Ferreira, 30, e Marilene de Assis Queiroz, 35. Eles foram hospitalizados e não correm risco de morte.
No fim da tarde, outro desabamento soterrou duas casas de taipa no córrego do Curió, no bairro Dois Unidos. O bombeiros foram até o local para resgatar uma criança de sete meses, mas encontraram o corpo de um homem ainda não identificado.
As buscas pela criança foram interrompidas por volta da 0h30 desta sexta-feira porque a barreira que soterrou as casas continuava a deslizar depois do acidente. As buscas devem ser retomadas logo pela manhã.
Ao menos 15 barreiras deslizaram nesta quinta-feira na região. A Defesa Civil interditou 12 imóveis vizinhos no bairro Linha do Tiro e os moradores foram levados para casas de parentes ou amigos.
Diversas ruas alagaram, provocando grandes congestionamentos nas cidades. Vários festejos juninos foram cancelados ou adiados.