Por Carol Pires e Rodrigo Alvares

ConvencaoPT_480x320

PT espera cerca de 1,5 mil militantes no Unique Palace, um espaço de eventos recém-inaugurado em Brasília.

Fotos: Rodrigo Alvares/AE

Para lançar a primeira mulher do partido candidata a presidente da República, o palco da Convenção Nacional do PT neste domingo, 13, em Brasília (DF), será estrategicamente ocupado por mulheres. O PT espera cerca de 1,5 mil militantes no encontro na megafesta de lançamento do nome de Dilma Rousseff na corrida pela sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, organizada pelo marqueteiro João Santana, foi mantida em sigilo para a imprensa.

Apesar da presença de Lula, Dilma será a grande estrela da tarde. E o próprio presidente dirá isso em discurso, exaltando os feitos e qualidades da escolhida. A ex-ministra será a última oradora e encerrará o encontro.

A Convenção Nacional do PT fecha uma agenda de encontros partidários neste fim de semana, que começou com a festa de lançamento, em Salvador, de

11h01 – Um aliado revela qual será o mote do discurso que Dilma Rousseff fará logo mais: “Lula mudou o Brasil e o Brasil quer seguir mudando”. Para seguir mudando, Dilma falará que o Brasil  precisa investir mais em Educação, Saúde, inclusão digital. Para concluir e levantar o público- formado majoritariamente por mulheres – deve dizer que chegou a hora de uma mulher comandar o País. “Porque as mulheres do Brasil merecem Dilma”, afirma.

10h57 – “Essa luta é nossa? É das mulheres?”, pergunta a animadora da platéia.

10h55 – Paulo Bernardo pergunta: “E o Serra, já achou um vice?”. O ministro mesmo responde: “Deveria ser o Fernando Henrique Cardoso. Ele é o único tucano que de verdade defende as bandeiras do partido”.

10h52 – O ministro do Planejamento Paulo Bernardo não revela qual será o mote do discurso de Dilma Rousseff hoje. “Pode ser ‘Sustenta o Fogo que a Vitória é Nossa”, ele sugere em tom de brincadeira, mas depois emendar: “Mas este não pode porque já tem dono, foi a ordem de comando da Batalha de Riachuelo.

10h45 – A sala dá acesso a uma parte restrita da platéia, de onde os convidados especiais assistirão a oficialização do nome de Dilma Rousseff à sucessão de Lula. Dilma já está na casa. Chegou acompanhada do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia.

10h36 – Enquanto a festa oficial não começa, corre uma festa paralela na sala VIP do auditório. Lá, a imprensa não entra, mas da porta dá pra ver que estão por lá o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, o candidato da coligação PT-PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, e o ex-governador do Piauí, Wellington Dias, do PT.

10h26 – O ex-técnico da seleção brasileira Vanderlei Luxemburgo está na festa do PT. Ele contou ter se filiado à legenda há um ano, atraído pelo governo Lula que, segundo ele, “mudou o Brasil”. Não vai se candidatar a cargo eletivo este ano. Nas próximas eleições, “quem sabe”.

10h14 – A festa foi organizada para exaltar a mulher. O público segue o script. “Brasil, Brasil é das trabalhadoras”, cantam as militantes, seguindo palavras de ordem ditadas por uma animadora de palco.

10h09 – O jingle da campanha: “Meu Brasil querido, vamos em frente sem voltar pra trás. Pra seguir mudando, seguir crescendo, ter muito mais. Meu Brasil novo, Brasil do povo que o Lula começou vai seguir com a Dilma, com a nossa força, e com o nosso amor. Ela sabe bem o que faz, ela já mostrou que é capaz. Ajudou o Lula a fazer pra gente um Brasil melhor. Lula tá com ela, eu também to. Veja como o Brasil já mudou. Mas a gente quer mais. Quer mais e melhor. É com a Dilma que eu vou. É a mulher e sua força verdadeira. Eu tô com Dilma, Uma grande brasileira.”

10h02 – Alguns participantes, como o deputado federal José Eduardo Martins Cardoso (SP), usam um crachá com o que deve ser o mote do discurso de Dilma: “Pátria Mulher, Pátria Mãe”.

09h59 – “Lula tá com ela, eu também tô, veja como o Brasil já mudou”.

ConvencaoPT2_480x320

09h51 – Militantes do PT começam a tomar o Unique Palace, em Brasília. Alguns cantam “São Paulo, avante, é Dilma e Mercadante”. O coordenador da campanha de Dilma na internet, Marcelo Branco, chegou há poucos minutos à sala de imprensa.

José Serra a presidente da República pelo PSDB, passando pela formalização do apoio do PDT à campanha petista, em São Paulo, e a confirmação de Michel Temer como candidato à vice na chapa de Dilma na convenção deste domingo, em Brasília.

Compartilhe