Rafael Rodrigues/Tribuna da Bahia

 O PSDB baiano não cedeu às pressões por coligação na chapa proporcional para a Assembleia Legislativa com os partidos DEM e PTN, e a relação entre os aliados se acirra. Os 13 deputados da bancada da oposição enviaram, ontem, uma carta ao pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, solicitando sua intervenção para que o impasse seja resolvido.

 De forma velada, os parlamentares ameaçam abandonar a campanha do tucano na Bahia, 4º maior colégio eleitoral do país, estado em que a presidenciável petista Dilma Rousseff está à frente nas pesquisas. “O comprometimento e envolvimento dos agentes políticos partidários e a população são condições indispensáveis ao sucesso do pleito (…) só se constrói uma vitória quando existe um sentimento de grupo”, diz a carta. A direção estadual do DEM preferiu, por hora, não se posicionar diante a postura de sua bancada na AL.

 

No documento, os signatários alfinetaram ainda a atuação dos deputados do PSDB na Assembleia, que estiveram em boa parte do governo aliados ao governador Jaques Wagner (PT). Eles justificam que a coligação visa “possibilitar a vitória nas eleições de um maior número de deputados estaduais que desde o início da atual legislatura tem demonstrado sua posição coerente e clara de oposição ao PT tanto no âmbito estadual como federal”. Se não houver acordo, os deputados não irão à convenção nacional que vai oficializar a candidatura de Serra, marcada para o dia 12, no Clube Espanhol, em Salvador.

O deputado estadual Sérgio Passos, único dos três eleitos pelo PSDB que se manteve na legenda, ratificou ontem que o posicionamento do partido continua sendo contrário à aliança com o DEM. “Falar que isso é uma unanimidade é presunção, mas ressalto que 90% acha que a melhor posição é pela não coligação e certamente o presidente do partido acatará o que a maior parte disser”, enfatizou.

Segundo ele, desde o início dos preparativos para a campanha, a agremiação traçou como estratégia “para crescer” sair sozinha nas eleições proporcionais. O presidente do PSDB baiano, Antônio Imabassahy e o deputado federal Jutahy Jr., coordenador da campanha de Serra, se mantiveram incomunicáveis ontem.

Compartilhe