Por Adilson Barros e Alexandre Alliatti Direto de Joanesburgo, África do Suil

Nelson Mandela falou para o coraçãoo dos sul-africanos, de quase todos eles, ao assumir o comando da África do Sul e usar o Mundial de rúgbi para unir uma população ainda dividida, recém-saída dos tempos de apartheid. Em vez de mirar o pensamento do povo com argumentos exclusivamente políticos, ele focou no esporte. Pediu aos negros que apoiassem uma atividade de brancos, um símbolo da segregaçãoo racial. Foi em 1995. E toda essa história passou pelo Ellis Park, justamente o palco da estreia do Brasil na Copa do Mundo, no próximo dia 15, terça-feira da próxima semana, contra a Coreia do Norte. O estádio guarda em suas paredes as lembrançaas daqueles tempos.

quadro rugby vitótia 1995  ellis park
O neozelandês Jonah Lomu arrasta o time da África do Sul na história final do Mundial de rúgbi de 1995 e que foi transformada no filme Invictus (Reprodução)

Os Springboks, como é chamada a seleção local, estavam desacreditados nos meses anteriores ao Mundial. Nelson Mandela foi ‘fundamental’ para o título. Primeiro, ele chamou o capitão da equipe, François Pienaar, para uma conversa em seu gabinete. Depois, visitou o time inteiro. E conquistou cada um dos jogadores, chamando-os pelo nome, como se fossem velhos conhecidos. Eram atletas brancos, convivendo com o temor de um inédito governo comandado por um negro, vendo que as diferenças poderiam ser superadas.

A África do Sul venceu Austrália, Romênia e Canadá na primeira fase. Depois, desbancou Samoa nas quartas de final e passou pela França, uma das favoritas, nas semifinais. A decisão foi contra a Nova Zelândia, uma potência quase imbatível, comandada por Jonah Lomu, forte feito um bloco de concreto. E os Springboks venceram. Ali mesmo, no Ellis Park, com a presença de Mandela (emocionante para os sul-africanos, impactante para os visitantes), os Springboks conquistaram o Mundial.Essa história se transformou em filme: Invictus, indicado ao Oscar deste ano.

Museu no Ellis Park: fotos do histórico jogo de rugbi de 95, retratado no filme Invictus
François Piennar é carregado com a taça de campeão do mundo de rúgbi (Reprodução)

O estádio hoje respira futebol. Ele será uma das sedes mais importantes da Copa. Mas ainda guarda lembranças de 1995. Nos corredores do Ellis Park, estão expostas fotos dos heróis de 15 anos atrás. Está ali François Pienaar erguendo a taça. E também o temido Lomu, em imagem que o mostra sendo carregado por quase um time inteiro. Deu certo. Não fosse isso, aquelas fotos no estariam ali.

Compartilhe