Claudia Tozetto, iG São Paulo

As operadoras de alguns países começaram a implementar redes de quarta geração só há alguns meses, mas o primeiro smartphone 4G começou a ser vendido nos EUA nesta sexta. É o EVO 4G, fabricado pela HTC. O site Mashable filmou alguns recursos do aparelho, reproduzidos no vídeo abaixo.

As redes 4G, também chamadas de Long Term Evolution (LTE), representam a evolução das redes 3G. Ao investir nessas redes, as operadoras tornarão as conexões de dados para celular mais estáveis e até 180 vezes mais rápidas que as conexões 3G.Os usuários americanos já encontram o EVO 4G nas lojas da operadora Sprint, que o habilitará com exclusividade, na Telesales, RadioShack, Best Buy e Walmart. O aparelho custa US$ 199,99 com um plano pós-pago de dois anos.

O EVO 4G também é compatível com redes 3G e possui recurso de chat por vídeo. O plano pós-pago da Sprint inclui tráfego de dados ilimitado, porque “o aparelho tem funções que utilizam uma quantidade muito maior de dados”, segundo comunicado da operadora.

Não há previsão de quando o aparelho chegará ao Brasil, pois ainda não existem redes 4G no País. Para construir as redes, as operadoras brasileiras dependem da disponibilidade das frequências na faixa de 2,5 GHz (padrão mundial imposto pela União Internacional de Telecomunicações). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas frequências serão licitadas ainda em 2010.