Os acidentes causados por animais peçonhentos aumentaram em Vitória da Conquista. Dentre todos os tipos, as picadas de escorpião são as que mais crescem e elevam esta estatística. Os escorpiões estão se tornando cada vez mais domésticos, e essa é uma das causas do aumento dos acidentes com esses animais. Eles também têm se procriado de forma rápida e, com a escassez de alimento no meio rural, não lhes sobram alternativas a não ser vir para a cidade em busca de alimento.

Para evitar acidentes com animais peçonhentos, sugere-se proteção com luvas e botas para trabalhadores tanto nos meios rurais quanto nas cidades. Dentro das casas, é importante manter limpo os ambientes dentro e fora; vedar frestas e buracos nas paredes, assoalhos, forros e rodapés; e utilizar telas em portas, janelas e ralos. E ainda olhar com atenção os calçados antes de vesti-los.

Ao ser mordido ou picado por um animal peçonhento, a vítima deve buscar imediatamente um serviço médico. Se possível, capturar o animal, mas sem se expor ao perigo. Além disso, deve-se evitar usar garrote (torniquete ou faixa utilizados para interromper a circulação de um membro ou parte dele para conter hemorragia), passar substâncias no local atingido e ingestão de bebidas alcoólicas. Do Conquista News

Compartilhe