O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

image

Todas as escolas das redes públicas federal, estadual e municipal e rede privada devem realizar o Censo Escolar 2010, que teve início na quarta-feira (26), em todo o território nacional. “As informações divulgadas pelo Censo Escolar, como número de alunos, professores e cadastro atualizado das escolas, constituem uma base para a formulação de políticas públicas e definição de recursos destinados à merenda e ao transporte escolar”, explica o coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho.
As escolas da rede estadual devem inserir as informações no Sistema de Gestão Escolar (SGE), disponível no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Já as escolas das redes federal, municipal e privada devem utilizar o Educacenso. As escolas têm até o dia 31 de agosto para postar as informações nos sistemas.


O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Os dados informados ao Censo são referência para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a escolas, municípios e estados. Esta base de dados também informa o número de alunos do Ensino Médio que estão aptos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: www.educacao.ba.gov.br

Compartilhe