A influência e desenvoltura dos parlamentares no Congresso Nacional deu origem a uma lista divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A edição 2010 da relação dos “100 Cabeças do Congresso” foi divulgada com algumas novidades – nomes que nunca haviam aparecido na lista foram relacionadas no 17º mapeamento das principais lideranças entre deputados e senadores do país.

 Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Mais uma vez o deputado federal Sergio Carneiro pontua na lista, desta vez com um detalhe a mais: é o único petista baiano na relação dos melhores parlamentares do país.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Além dele, estão na lista ainda os parlamentares baianos ACM Neto (DEM), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), João Almeida (PSDB), José Carlos Aleluia (DEM), Jutahy Júnior (PSDB) . Do Tribuna da Bahia

Compartilhe