RAPHAEL CARNEIRO/ Tribuna da Bahia
O Vitória está na final da Copa do Brasil. Nem o futebol irreconhecível do segundo tempo foi suficiente para tirar o rubro-negro da histórica decisão. Mantendo a tradição dos jogos no Barradão nesta Copa do Brasil, mais uma goleada. Quatro a zero em cima do Atlético Goianiense, com direito a gol do aniversariante Viáfara, e vaga garantida para decidir o título contra o Santos.
As duas finais serão disputadas somente depois da Copa do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteia na tarde de hoje os mandos de campo. O primeiro jogo acontecerá no dia 28 de julho e a finalíssima no dia quatro de agosto.
Agora, 17 anos depois, o Vitória volta a disputar um título nacional. Na primeira vez, em 1993, o rubro-negro não conseguiu superar o Palmeiras – um dos melhores times da história da equipe paulista. Em 2010, terá mais uma vez pela frente um time de São Paulo, mas com a confiança e empolgação para fazer um final diferente.
O Vitória começou o jogo de ontem nervoso com a necessidade de fazer dois gols de diferença para se classificar à decisão. Com o meio-de-campo batendo cabeça, o primeiro gol saiu aos 29 minutos com Uelliton aproveitando uma cobrança de falta de Ramon. Empolgado, o Vitória foi para cima e, cinco minutos depois, Júnior encerrou o jejum ampliando a vantagem.
No segundo tempo, o Vitória esteve irreconhecível em campo. O Atlético Goianiense passou a dominar a partida. Com a vantagem e a classificação virtualmente garantida, o rubro-negro recuou e, por diversas vezes, fez o coração do torcedor apertar com as chances claras de gols dos visitantes.
Nas poucas oportunidades criadas na segunda etapa, o goleiro Márcio mostrou porque é ídolo em Goiás. Mas ele não conseguiu segurar o ligeiro Neto Berola em um contra-ataque aos 45 minutos do segundo tempo, que deu um passe perfeito para o segundo gol de Júnior na partida. Cinco minutos depois, Viáfara, de pênalti, fechou o caixão e garantiu o futebol baiano em sua primeira decisão de Copa do Brasil.
Dois desfalques para decisão
O Vitória tem dois desfalques importantes para a decisão da Copa do Brasil. O goleiro Viáfara e o volante Uelliton receberam cartão amarelo e vão desfalcar o rubro-negro contra o Santos. No caso de Viáfara, o Vitória aguarda a súmula do árbitro Heber Roberto Lopes. O paranaense aplicou o cartão amarelo porque o colombiano fez a chamada paradinha na cobrança do pênalti. De acordo com a Fifa, a artimanha estará proibida somente a partir do dia 1° de junho.
Hoje o clube deve confirmar a negociação com o Atlético Mineiro. Neto Berola vai para Minas Gerais e Renan Oliveira e Evandro vêm para o rubro-negro.