O oeste da Bahia apresentou a maior safra de soja de sua história, batendo recordes de produção e produtividade. A produção do grão, pela primeira vez, alcançou a marca de três milhões de toneladas, registrando o volume recorde de 3.213 milhões de toneladas, 28% a mais do que a safra passada, que foi de 2,5 milhões de toneladas.
O milho também bateu recordes, com a colheita de 1,4 milhão de toneladas nesta safra, 1,4% a mais que na anterior. Os números foram apurados pelo Conselho Técnico da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). As condições climáticas favoráveis contribuíram para o aumento da produção de soja do oeste da Bahia.

Outro destaque é a área plantada de soja na região oeste, que cresceu 6,8%, passando de 982 mil para 1,05 milhão de hectares. A produtividade do grão também apresentou aumento, saltando de 42,5 para 51 sacas de 60 quilos por hectare.

O milho também teve produtividade maior, apesar da área plantada ter sido reduzida de 180 para 170 mil hectares. A produtividade foi de 145 sacas de 60 quilos por hectare nesta safra, 7,4% maior que na safra 2008/2009, quando se alcançou o patamar de 135 sacas por hectare.

Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os números ratificam a importância de a região passar a dispor de indústrias de transformação. “Seria uma forma de agregar valor aos produtos, gerando empregos, renda e riquezas”. Por isso mesmo, informa Salles, a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai desenvolver estudos para fomentar a industrialização das cadeias produtivas da soja, milho e algodão na região oeste. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bahia, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).
AGECOM/BA

Compartilhe