“Vamos precisar de todo mundo. Um mais um é sempre mais que dois”. Com a música Sal da Terra, de Beto Guedes, cantada pelo grupo Baticum, do Programa Conquista Criança,  foi encerrado o 1º Seminário Municipal de Combate à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, na tarde desta terça feira (18), no auditório do Pólo de Educação Permanente em Saúde.

O evento contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais do município e membros da sociedade civil com o objetivo de mobilizar a sociedade no enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes, valorizando a importância de prevenir, responsabilizar e denunciar esses crimes. 

Para Sandra Santos, psicóloga e consultora do Programa de Ações Integradas e Referências de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro/PAIR, “a iniciativa deste seminário é de fundamental importância para que a rede pense especificamente a questão da violência contra crianças e adolescentes, ao enfrentamento e atendimento a estas vítimas de violência sexual”. Sandra ressaltou a estrutura municipal de apoio às crianças e adolescentes. “A Rede de Vitória da Conquista está aparelhada por diversas instituições e tem serviços essenciais como Creas, Cras e Peti e a articulação dessa rede permitirá a atuação de forma mais eficaz. Os profissionais demonstraram muita vontade de mudar esta realidade e tem um potencial imenso para efetivar estas políticas de enfrentamento”, concluiu.

Confira alguns depoimentos sobre o 1º Seminário Municipal de Combate a Violência Sexual contra criança e adolescente:

Para Vilma Teixeira, diretora da Unidade de Acolhimento do Programa Conquista Criança, o Seminário trará mais unidade à Rede Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente. “Para nós que atendemos crianças e jovens vítimas de abuso e violência, esse seminário vem acrescentar informações, muito ânimo e direcionamento ao nosso trabalho”.

Já Kátia Freitas, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Creas, destacou a importância de multiplicar o conhecimento adquirido no seminário. “Conseguimos alcançar o nosso objetivo de contribuir para a formação de agentes multiplicadores e protetores das crianças e adolescentes e continuaremos a nossa luta com a certeza de que estamos progredindo”, disse.

Para Marilda Silva, pedagoga, o seminário amplia a visão da comunidade sobre a importância da participação de todos nesta luta. “As pessoas de fora não tem conhecimento dos riscos que nossas crianças e adolescentes estão expostas e dos altos números de menores que são violentados e, para  aprender a combater, iniciativas como estas são essenciais, pois nos levam às reflexões e, consequentemente, às ações”, afirmou.

O seminário é uma das ações do Dia Nacional de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, lembrado no dia 18 de maio.

SECOM/PMVC

Compartilhe