EFE/Terra

O governo colombiano garantiu nesta quarta-feira que redes de narcotráfico e logística das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão presentes no Brasil. “Temos informações de que o território brasileiro é usado por redes de narcotráfico e logística das Farc, assim como o de muitos outros países”, afirmou o ministro de Defesa colombiano, Gabriel Silva, à Caracol Radio.

Segundo ele, as autoridades brasileiras estão começando o difícil processo de entender a presença das Farc e do narcotráfico no território nacional. Tal processo se dá com o compartilhamento de informações entre os dois países.

Gabriel Silva afirmou que o rio Amazonas e “uma cidade de porto livre como é Manaus” são usados para facilitar o tráfico de drogas e a logística das Farc. “Isso é uma realidade”, disse o ministro, lembrando as recentes prisões de colombianos vinculados à guerrilha no Rio de Janeiro.

Silva destacou também o diálogo e a colaboração “cada vez mais próxima” que tem a Colômbia com o Brasil na luta contra as guerrilhas e o narcotráfico.

Já o ministro de Interior e Justiça colombiano, Fabio Valencia, pediu ao Brasil que “não permita que seu território seja mantido como abrigo dos narcoterroristas”.

Compartilhe