da Folha

O Brasil subiu duas posições no ranking mundial de competitividade, chegando a 38ª posição em 2010, de acordo com estudo desenvolvido pelo IMD (International Institute for Management Development), em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Após a crise financeira mundial, os Estados Unidos perderam a posição de liderança para Cingapura, e aparecem na lista deste ano em terceiro lugar, atrás ainda de Hong Kong.

Expectativas para os próximos meses pioram no Brasil e na China, diz FGV
Ministro do Planejamento afirma que a política econômica será mantida
Inflação do aluguel registra alta de 0,95% na 2ª prévia de maio

A classificação é baseada em pesquisas com 331 indicadores, agrupados em quatro fatores de competitividade: desenvolvimento econômico, eficiência governamental, eficiência de negócios e infraestrutura.

O estudo, que analisou 58 países do mundo, mostra que o Brasil ganhou três posições no indicador Eficiência dos Negócios, passando para o 24º lugar, e se destacou em 8º lugar com PIB estimado em US$ 1,57 trilhões.

“O Brasil manteve a sua capacidade competitiva, alavancada principalmente pelos avanços na produtividade empresarial e na geração do emprego, apesar de ter tido um declínio no PIB em 2009”, diz Carlos Arruda, professor da FDC, responsável pela captação e avaliação dos dados brasileiros.

Em infraestrutura, o Brasil perdeu três posições (49º lugar); na área de saúde, também três posições, ocupando o 40º lugar; e, na área de educação, duas posições, estando em 53º lugar.

“O Brasil investe pouco em educação básica [cerca de mil dólares por aluno], que equivale à metade do que países como Argentina, Chile e México investem ou seis vezes menor se comparado à Comunidade Européia”, explicou Arruda.

Dívida

Além do ranking, o estudo apresenta um simulador de estresse da dívida pública, que calcula os níveis de endividamento das nações. O indicador aponta quanto tempo levará para as principais economias saírem da condição de débitos e alcançarem deficit abaixo de 60% do PIB.

O Japão lidera a lista, com previsão de saída da condição de alto devedor em 2084. Outros destaques são Itália (2060), Portugal (2037), EUA (2033), França (2029), Alemanha (2028) e Reino Unido (2028).

O Brasil com nível de endividamento em 2009 de 62,79% do PIB assim como Argentina, Índia e Noruega são os países que devem estar abaixo de 60% a partir de 2015.

Veja os dez primeiros colocados no ranking de competitividade:

1. Cingapura
2. Hong Kong
3. Estados Unidos
4. Suíça
5. Austrália
6. Suécia
7. Canadá
8. Taiwan
9. Noruega
10. Malásia

Compartilhe